SEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCURCINO, FRANCISCO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-30T03:18:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-30T03:18:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917233-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Química possibilita articular temas relacionados às questões ambientais, tendo em vista que muitos processos e fenômenos químicos estão diretamente associados aos problemas ambientais ocasionados pela intensa atividade dos seres humanos, bem como à busca de melhorias e soluções. Além disso, permite também que os alunos, ao associarem o conhecimento científico ao seu cotidiano, adquiram uma melhor formação como sujeitos críticos, capazes de propor alternativas para solucionar os problemas ambientais existentes no mundo. Entre os recursos didáticos, a experimentação possibilita uma melhor compreensão dos conceitos teóricos, bem como, a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais envolvendo problemas ambientais atuais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo uma investigação por meio de uma sequência didática com atividades experimentais. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas pesquisas dentro da bibliografia, para melhor planejamento das aulas teóricas e experimentais com alunos do ensino médio, abordando os conteúdos de ligações covalente, iônica, misturas homogêneas e heterogêneas, ligação de hidrogênio e polaridade. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de 30 estudantes adolescentes, com idades entre 15 e 16 anos, de ambos os sexos, que cursam a primeira série G do ensino médio na escola EREM Professor Epitácio André Dias localizada no bairro de Cajueiro Seco em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Todos os participantes foram voluntários e participaram com o consentimento e autorização de seus responsáveis legais. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram questionários categorizados. Como produto educacional, foi desenvolvida uma sequência didática com experimentação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados. Com a realização desta pesquisa, pretendemos promover um ensino significativo e contextualizado, estimulando o interesse dos alunos e desenvolvendo suas habilidades práticas e teóricas na área de química ambiental. De acordo com os resultados do estudo da sequência didática, dos 30 alunos participantes do estudo 80% tiveram uma melhora significativa, ao que foi avaliado inicialmente pelos questionários e testes iniciais, desta sequência didática. Os resultados foram dentro do esperado, com alunos tendo uma maior compreensão e fixação dos conteúdos abordados nas aulas teóricas e experimentais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent485kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química, Experimentação, Educação Ambiental, sequência didáticapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE QUÍMICA - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DO MESTRADOpt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons