Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Vinícius | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasconcelos, Flávia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-29T18:50:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-29T18:50:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática Para o Ensino de Estequiometria Com o Auxílio de Modelos e Experimentação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho teve intuito de elaborar e validar uma sequência didática (SD) para o ensino de balanceamento químico e estequiometria das reações, conteúdo esse que está de acordo com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades foram realizadas com base em experimento científico utilizando materiais cotidianos de fácil acesso como o bicarbonato de sódio e o ácido acético (encontrado no vinagre) e o uso de simulação computacional pela plataforma Phet Colorado que podem ser uma alternativa viável no ensino desses conteúdos de química. Posteriormente os alunos responderam exercícios e problemas sobre os conteúdos vivenciados pela SD com o intuito de auxiliá-los para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que se trata da avaliação para o acesso as universidades públicas no Brasil e para diversas universidades particulares. Os resultados obtidos com a aplicação da sequência didática foram satisfatórios, demonstrando que as atividades propostas contribuíram significativamente para a compreensão dos alunos sobre balanceamento químico e estequiometria, além de prepará-los de forma eficaz para o ENEM. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 388Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química; Estequiometria; Phet Colorado; Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática Para o Ensino de Estequiometria com o auxílio de modelos e experimentação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 388,51 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917207/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons