Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Sadrack Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-28T14:44:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-28T14:44:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Onde eu me vejo? Portfólio de autorrepresentação identitária | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917148 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de portfólio apresenta, por meio de ilustrações, os resultados de uma investigação acerca da influência que as produções imagéticas presentes no espaço escolar possuem na construção identitária de crianças autodeclaradas negras. Foi desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 a 2024, cuja dissertação é intitulada “Construções identitárias de crianças negras: o uso de pôsteres como resultado da linguagem imagética em uma escola do município de Jussara (GO)”. Dessa forma, as crianças-sujeitos da pesquisa, através de desenhos, respondem o que, de fato, gostariam de ver anexados nas paredes da escola, o que os representaria enquanto indivíduo racializado. A análise das imagens se deu mediante percurso metodológico embasado em Panofsky (2007), dialogando com as noções de representação, representatividade e identidade postulados por Munanga (2004), Woodward (2014), entre outros. Para a intervenção pedagógica, três encontros aconteceram, entre roda de conversa, aplicação de formulário e oficina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16.250 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidades raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção imagética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Visualidades | pt_BR |
Título: dc.title | Onde eu me vejo? Portfólio de autorrepresentação identitária | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons