Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Gabriel Claveria e | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kuperman, Esther | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-25T16:30:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-25T16:30:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | GABRIELSOUZA2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917112 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material busca abordar a História do Brasil republicano sob uma ótica diferente da tradicional: estudar esse período histórico protagonizando as populações negras em alguns recortes de tempo. É uma pesquisa bibliográfica e historiográfica. Pretende contribuir para uma educação antirracista e decolonial. Através de oficinas pedagógicas, estuda a primeira república sob o viés das revoltas populares que foram realizadas por pessoas negras, que lutavam por direitos e melhores condições de vida. Trabalha a década de 1930 privilegiando a Frente Negra Brasileira, organização negra que buscava maior inserção social desta população, em meio à era Vargas. Aborda o Movimento Negro Unificado criado em 1978 e sua atuação na sociedade, paralelo à ditadura militar e o início da redemocratização no Brasil. Desta forma, o processo de ensino-aprendizagem favorece a inclusão de uma população historicamente excluída no Brasil, e promove aos estudantes uma maior conscientização da importância dos negros na construção de nosso país, contribuindo na construção de identidade e em uma educação antirracista. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História (Ensino médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Brasil – História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | População negra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil - História - República Velha - 1889-1930 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil - História - Revolta da Esquadra (Revolta da Chibata) - 1910 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Frente Negra Brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento Negro Unificado (Brasil) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação decolonial | pt_BR |
Título: dc.title | O negro no Brasil República: revoltas populares e movimentos sociais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GABRIELSOUZA2024PRODEDUC.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917112/2/GABRIELSOUZA2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons