PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-25T14:56:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-25T14:56:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-25-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática - Produto Educacional PROFQUIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917097-
Resumo: dc.description.abstractÉ com imenso prazer que apresentamos esta proposta de Sequência Didática (SD) como produto de uma dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Neste trabalho, você encontrará uma estratégia de ensino pautada pela metodologia ativa Peer Instruction (PI), que poderá auxilia-lo no ensino dos conceitos mais importantes de Termoquímica. A SD tem seis aulas que poderão ser desenvolvidas em quatro encontros (se as aulas forem separadas), ou dois encontros (caso as aulas sejam geminadas) cada um deles com 50 minutos para cada período. Lembre-se que as aulas poderão (e deverão) ser adaptadas conforme o seu grupo de estudantes do Ensino Médio e a sua realidade de sala de aula. As atividades nesta SD são simples e de fácil aplicação, norteadas sendo destinado ao professor o papel de organizar, orientar e auxiliar os estudantes durante cada etapa. Destinamos a aplicação desta SD para turmas do segundo ano do Ensino Médio e apresenta em sua estrutura os seguintes conceitos: calor e temperatura, processos endotérmicos e exotérmicos e entalpia e variação de entalpia. Esperamos que esta SD possa contribuir e enriquecer sua prática docente, de modo que seus alunos tenham suas dúvidas esclarecidas sobre os conceitos relacionados a Termoquímica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent481pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTermoquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeer Instructionpt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROQUI)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons