Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-25T14:56:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-25T14:56:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática - Produto Educacional PROFQUI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917097 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com imenso prazer que apresentamos esta proposta de Sequência Didática (SD) como produto de uma dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Neste trabalho, você encontrará uma estratégia de ensino pautada pela metodologia ativa Peer Instruction (PI), que poderá auxilia-lo no ensino dos conceitos mais importantes de Termoquímica. A SD tem seis aulas que poderão ser desenvolvidas em quatro encontros (se as aulas forem separadas), ou dois encontros (caso as aulas sejam geminadas) cada um deles com 50 minutos para cada período. Lembre-se que as aulas poderão (e deverão) ser adaptadas conforme o seu grupo de estudantes do Ensino Médio e a sua realidade de sala de aula. As atividades nesta SD são simples e de fácil aplicação, norteadas sendo destinado ao professor o papel de organizar, orientar e auxiliar os estudantes durante cada etapa. Destinamos a aplicação desta SD para turmas do segundo ano do Ensino Médio e apresenta em sua estrutura os seguintes conceitos: calor e temperatura, processos endotérmicos e exotérmicos e entalpia e variação de entalpia. Esperamos que esta SD possa contribuir e enriquecer sua prática docente, de modo que seus alunos tenham suas dúvidas esclarecidas sobre os conceitos relacionados a Termoquímica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 481 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Termoquímica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Peer Instruction | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROQUI) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência Didática - Produto Educacional PROFQUI.pdf | 480.04 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917097/2/Sequência Didática - Produto Educacional PROFQUI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons