Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES, ELVIS MAYCOM | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AGUIAR FERNANDES, SIMONE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-24T19:01:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-24T19:01:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO FINANCEIRA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917072 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo apresenta como tema a “educação financeira como forma de inclusão social. O mesmo busca abordar benefícios gerados pela educação financeira na vida dos cidadãos e alguns fatores que podem influenciar na qualidade de vida e cotidiano. O objetivo desta pesquisa é evidenciar a importância da educação financeira na inclusão social por meio de políticas públicas. Possui relevância social oportunizando reflexão, ação para uma vida mais tranquila e livre de determinados problemas relacionados à ausência desse conhecimento. Considerando os benefícios da mesma na gestão de finanças pessoais na vida dos cidadãos. Porém, não somente à vida dos cidadãos, como também para economia. A situação econômica de uma população reflete diretamente na economia, influenciando de forma direta e indireta. No centro desta questão reflete o consumo e inadimplência no aquecimento ou estagnação da economia. A educação financeira proporciona uma vida mais tranquila e livre de determinados aborrecimentos na vida do cidadão, em especial, minimiza problemas psicológicos relacionados ao endividamento e a uma vida financeiramente desequilibrada. Nesse caso, foi utilizado a metodologia de pesquisa bibliográfica, sendo utilizado publicações em sites, artigos e livros, fundamentados em autores como: Domingos (2012), Cerbasi (2007) e Artifon e Piva (2013). As principais conclusões, é que a educação financeira tem um papel fundamental na vida do cidadão e influência diretamente na qualidade de vida e inclusão do indivíduo na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,08 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO FINANCEIRA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | QUALIDADE DE VIDA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EQUIDADE ECONÔMICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | INCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons