Pontos de partida e de chegada recurso eletrônico: ensino da língua portuguesa na formação inicial de professores.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPessali, Viviani dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-24T12:59:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-24T12:59:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
identificador: dc.identifier.otherPontos de partida e de chegada recurso eletrônico: ensino da língua portuguesa na formação inicial de professores.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917068-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho vincula-se à linha de formação de professores do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae). Seu objeto de investigação é a identificação, a análise e a comparação de documentos normativos referentes à formação inicial para o exercício da docência, com foco nos componentes curriculares concernentes ao ensino da Língua Portuguesa na alfabetização escolar de crianças, em seis instituições públicas de ensino superior (IES) no Espírito Santo e em cinco instituições privadas com as maiores notas no ranking (2023) do e-MEC em Cursos de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial. Para compreender os fundamentos teóricos do ensino da Língua Portuguesa na alfabetização, o corpus documental da pesquisa foi constituído pelos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), matrizes curriculares, ementas e planos de ensino relacionados aos componentes curriculares do ensino de Língua Portuguesa e alfabetização escolar de crianças, além de documentos reguladores da formação inicial de professores no país, como as DCNP (2006), DCN (2015), BNCC-Educação Básica (2017) e BNC-Formação (2019). Teoricamente, dialoga com a formação do professor alfabetizador no Brasil e com as concepções relacionadas à docência (GATTI, 2010, 2019; FREIRE, 1987, 1996); linguagem (BAKHTIN, 1997); Língua Portuguesa e texto (GERALDI, 1997, 2011); e alfabetização (BECALLI, 2007; GONTIJO, 2002, 2005, 2008; GONTIJO; SCHWARTZ, 2009). Metodologicamente, alicerça-se na pesquisa quali-quanti (MINAYO, 1994; GATTI, 2004), de cunho dialógico (BAKHTIN, 1997), a partir da análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; LE GOFF, 1996) e colaborativa (IBIAPINA, 2008). Busca-se produzir um material instrucional, no formato de e-book, que poderá ser utilizado como um recurso consultivo, norteador e dialógico na elaboração das ementas e dos planos de ensino dos Cursos de Pedagogia, no que se refere ao trabalho com a alfabetização de crianças na perspectiva enunciativo-discursiva, bem como em processos de formação continuada desses profissionais, de modo que essa temática venha a enriquecer o campo das Humanidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor alfabetizadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de Pedagogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituições de Ensino Superior no Espírito Santopt_BR
Título: dc.titlePontos de partida e de chegada recurso eletrônico: ensino da língua portuguesa na formação inicial de professores.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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