Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pessali, Viviani dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-24T12:59:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-24T12:59:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pontos de partida e de chegada recurso eletrônico: ensino da língua portuguesa na formação inicial de professores. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917068 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho vincula-se à linha de formação de professores do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae). Seu objeto de investigação é a identificação, a análise e a comparação de documentos normativos referentes à formação inicial para o exercício da docência, com foco nos componentes curriculares concernentes ao ensino da Língua Portuguesa na alfabetização escolar de crianças, em seis instituições públicas de ensino superior (IES) no Espírito Santo e em cinco instituições privadas com as maiores notas no ranking (2023) do e-MEC em Cursos de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial. Para compreender os fundamentos teóricos do ensino da Língua Portuguesa na alfabetização, o corpus documental da pesquisa foi constituído pelos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), matrizes curriculares, ementas e planos de ensino relacionados aos componentes curriculares do ensino de Língua Portuguesa e alfabetização escolar de crianças, além de documentos reguladores da formação inicial de professores no país, como as DCNP (2006), DCN (2015), BNCC-Educação Básica (2017) e BNC-Formação (2019). Teoricamente, dialoga com a formação do professor alfabetizador no Brasil e com as concepções relacionadas à docência (GATTI, 2010, 2019; FREIRE, 1987, 1996); linguagem (BAKHTIN, 1997); Língua Portuguesa e texto (GERALDI, 1997, 2011); e alfabetização (BECALLI, 2007; GONTIJO, 2002, 2005, 2008; GONTIJO; SCHWARTZ, 2009). Metodologicamente, alicerça-se na pesquisa quali-quanti (MINAYO, 1994; GATTI, 2004), de cunho dialógico (BAKHTIN, 1997), a partir da análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; LE GOFF, 1996) e colaborativa (IBIAPINA, 2008). Busca-se produzir um material instrucional, no formato de e-book, que poderá ser utilizado como um recurso consultivo, norteador e dialógico na elaboração das ementas e dos planos de ensino dos Cursos de Pedagogia, no que se refere ao trabalho com a alfabetização de crianças na perspectiva enunciativo-discursiva, bem como em processos de formação continuada desses profissionais, de modo que essa temática venha a enriquecer o campo das Humanidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor alfabetizador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de Pedagogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições de Ensino Superior no Espírito Santo | pt_BR |
Título: dc.title | Pontos de partida e de chegada recurso eletrônico: ensino da língua portuguesa na formação inicial de professores. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Viviani Pessali.pdf | 6,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917068/2/Produto Educacional - Viviani Pessali.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons