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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves Aguiar, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-24T11:29:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-24T11:29:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Rafael Neves | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917067 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objeto as representações dos povos indígenas em materiais didáticos e toma como fonte de investigação a coleção didática História, Sociedade & Cidadania, edição de 2016, da Editora FTD. A coleção, destinada a alunos de Ensino Médio, foi selecionada de acordo com o Edital No 04/2015 do Ministério da Educação para compor o Guia/Catálogo do Programa Nacional do Livro Didático de 2018. A pesquisa teve como objetivo geral identificar imagens e discursos veiculados no material selecionado sobre os povos indígenas no Brasil e averiguar a conformidade dessas imagens e discursos com os propósitos da Lei no 11.645/2008 e com os avanços da historiografia brasileira, especialmente com as contribuições da Nova História Indígena. A investigação esteve amparada nos referenciais teóricos da História Cultural e, em particular, no conceito de Representações Sociais, segundo a formulação de Roger Chartier. Os procedimentos de análise foram orientados pelos princípios metodológicos da Análise de Conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin. Concluiu-se que o material didático escolhido para análise contempla informações importantes sobre a realidade atual dos povos indígenas, mas mantém-se preso à tradição historiográfica que concentra a abordagem sobre os povos indígenas no período colonial, eximindo-se de pensar a existência desses povos ao longo dos períodos imperial e republicano. Embora adequado, parcialmente, às exigências do Edital de 2015, a coleção contribui para a manutenção de representações estereotipadas dos povos indígenas, apreendidos como povos do passado. A revisão da literatura específica sobre o tema e o diálogo com o Parecer CNE 14/2015 resultaram na apresentação de um e-book, contendo uma proposta de sequência didática, que configura a dimensão propositiva da presente dissertação. A proposta de solução mediadora de aprendizagem é subsidiada pelas contribuições de autores da Nova História Indígena. O material é passível de uso por professores da Educação Básica movidos pelo propósito de evidenciar e problematizar protagonismos indígenas a partir de pesquisas etnográficas e debates historiográficos contemporâneos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Cotidiano escolar e saberes históricos. Currículo, prática docente e livro didático. Historiografia. Representações. Nova História Indígena. | pt_BR |
Título: dc.title | Entre a historiografia e o ensino: representações sobre a temática indígena no livro didático de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saberes Históricos no Espaço Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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