PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESTRUTURADA A PARTIR DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O LIVRO DIDÁTICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambuco UFRPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Hugo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-24T20:13:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-24T20:13:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-24-
identificador: dc.identifier.otherprodutoeducacional_final_hugopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870830-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como intuito propor uma sequência de ensino e aprendizagem sobre ácidos e bases, estruturada com base na Teoria dos Perfis Conceituais, vislumbrando como esta pode instigar uma mudança no modo em que estão dispostos esses conteúdos nos livros didáticos, visando também, promover a evolução das concepções dos estudantes e superar as dificuldades comumente encontradas nessa temática. A temática acidez e basicidade foi escolhida devido à sua relevância para a sociedade, haja vista suas aplicações e implicações no mundo que vivemos. Assim, utilizamos o perfil conceitual de substância proposto por Silva e Amaral (2013), adaptada para ácidos e bases apresentado por Silva e Amaral (2016 e 2020). A sequência didática consistiu na aplicação de oito aulas, elaboradas seguindo o Losango Didático de Méheut, que busca estabelecer um equilíbrio entre o conhecimento científico e a prática pedagógica, e foi ministrada nas aulas de Química em uma turma de 1a Série do Ensino Médio numa escola pública estadual localizada na cidade de Pombal, no alto sertão paraibano. A coleta de dados, com a premissa de observamos a emergência das zonas do perfil conceitual durante as aulas, se deu através de questionários, anotações e gravações em áudio, os quais, após análise, foram também categorizadas e organizados em planilhas do Microsoft Excel®, para geração de gráficos e melhor entendimento. O questionário final, desenvolvido com base nas diretrizes de Viggiano e Mattos (2007), contemplava diversas zonas do perfil conceitual, permitindo um acompanhamento das mudanças na compreensão dos estudantes ao longo da sequência didática. Os resultados mostraram uma mobilização significativa das zonas do perfil conceitual dos estudantes ao longo da aplicação da sequência didática. Observou-se uma transição das zonas mais intuitivas e generalistas para zonas mais científicas, como as empiristas, racionalistas e relacionais. A abordagem didática desempenhou um papel crucial na evolução das concepções dos estudantes, pois, foram eficazes em promover uma compreensão mais profunda e integrada dos conceitos de ácidos e bases sem recorrer diretamente a memorização de fórmulas nem a separação de tópicos, como comumente se apresenta nos livros didáticos. Temos, então, que a estruturação e aplicação de uma sequência didática baseada na Teoria dos Perfis Conceituais constitui uma ferramenta eficaz para melhorar o ensino e a aprendizagem de conceitos químicos, implicando na necessidade de se repensar a organização dos conteúdos em livros didáticos e a importância de estratégias pedagógicas que conectem o conhecimento científico com o contexto dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.266.547 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÁcidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerfil Conceitualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBasept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProposta Didáticapt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESTRUTURADA A PARTIR DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O LIVRO DIDÁTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL (PROFQUI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
produtoeducacional_final_hugo.pdfSequencia Didática sobre ácidos e bases3,19 MBAdobe PDF/bitstream/capes/870830/2/produtoeducacional_final_hugo.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons