Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Hugo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-24T20:13:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-24T20:13:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | produtoeducacional_final_hugo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870830 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como intuito propor uma sequência de ensino e aprendizagem sobre ácidos e bases, estruturada com base na Teoria dos Perfis Conceituais, vislumbrando como esta pode instigar uma mudança no modo em que estão dispostos esses conteúdos nos livros didáticos, visando também, promover a evolução das concepções dos estudantes e superar as dificuldades comumente encontradas nessa temática. A temática acidez e basicidade foi escolhida devido à sua relevância para a sociedade, haja vista suas aplicações e implicações no mundo que vivemos. Assim, utilizamos o perfil conceitual de substância proposto por Silva e Amaral (2013), adaptada para ácidos e bases apresentado por Silva e Amaral (2016 e 2020). A sequência didática consistiu na aplicação de oito aulas, elaboradas seguindo o Losango Didático de Méheut, que busca estabelecer um equilíbrio entre o conhecimento científico e a prática pedagógica, e foi ministrada nas aulas de Química em uma turma de 1a Série do Ensino Médio numa escola pública estadual localizada na cidade de Pombal, no alto sertão paraibano. A coleta de dados, com a premissa de observamos a emergência das zonas do perfil conceitual durante as aulas, se deu através de questionários, anotações e gravações em áudio, os quais, após análise, foram também categorizadas e organizados em planilhas do Microsoft Excel®, para geração de gráficos e melhor entendimento. O questionário final, desenvolvido com base nas diretrizes de Viggiano e Mattos (2007), contemplava diversas zonas do perfil conceitual, permitindo um acompanhamento das mudanças na compreensão dos estudantes ao longo da sequência didática. Os resultados mostraram uma mobilização significativa das zonas do perfil conceitual dos estudantes ao longo da aplicação da sequência didática. Observou-se uma transição das zonas mais intuitivas e generalistas para zonas mais científicas, como as empiristas, racionalistas e relacionais. A abordagem didática desempenhou um papel crucial na evolução das concepções dos estudantes, pois, foram eficazes em promover uma compreensão mais profunda e integrada dos conceitos de ácidos e bases sem recorrer diretamente a memorização de fórmulas nem a separação de tópicos, como comumente se apresenta nos livros didáticos. Temos, então, que a estruturação e aplicação de uma sequência didática baseada na Teoria dos Perfis Conceituais constitui uma ferramenta eficaz para melhorar o ensino e a aprendizagem de conceitos químicos, implicando na necessidade de se repensar a organização dos conteúdos em livros didáticos e a importância de estratégias pedagógicas que conectem o conhecimento científico com o contexto dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.266.547 bytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ácido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil Conceitual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Base | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta Didática | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESTRUTURADA A PARTIR DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O LIVRO DIDÁTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL (PROFQUI) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produtoeducacional_final_hugo.pdf | Sequencia Didática sobre ácidos e bases | 3,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870830/2/produtoeducacional_final_hugo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons