Formação de professores em serviço na escola: uma proposta da coordenação pedagógica usando métodos ativos mediados por tecnologias digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Maria Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Mauricio Capobianco-
Autor(es): dc.contributor.authorBaier, Tânia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-22T14:20:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-22T14:20:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-
identificador: dc.identifier.otherSANTOS_produto_educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870820-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional tem por objetivo contribuir para a realização de formação continuada para professores em serviço, orientada pela coordenação pedagógica da escola, pautada no uso de métodos ativos mediados por tecnologias digitais, para aprimorar suas práticas de ensino. O produto foi desenvolvido em uma escola do município de Balneário Camboriú (SC) durante uma formação continuada em serviço. No semestre de aplicação da pesquisa e finalização do produto, a pesquisadora era coordenadora pedagógica da escola e atuou como formadora de cinco professores do Ensino Fundamental de diferentes áreas: matemática, ciências, arte e uma professora dos anos iniciais que trabalha áreas transversais no quinto ano. Esse produto é classificado como sendo um material didático ou instrucional e tem a forma de um e-book contendo propostas pedagógicas, no formato de uma coleção de planos de aula, para inspirar coordenadores pedagógicos das escolas de modo a contribuir para a formação continuada em serviço. Articulados com os planos de aula da formação continuada estão QR Code trazendo as apresentações no formato de slides que trazem esclarecimentos sobre métodos ativos e tecnologias digitais. No conteúdo teórico exposto nos slides é ressaltado como essas práticas podem promover o engajamento dos alunos, estimular a autonomia e a construção do conhecimento significativo. O material que constitui este produto pode preencher lacunas da formação inicial e continuada dos professores e, ainda, atualizar as práticas docentes para as necessidades de aprendizagem atuais dos estudantes. Este Produto Educacional também apresenta os planos dos cinco professores participantes da formação realizada, mostrando desafios educacionais realizados com criatividade e empatia, desta forma buscando sempre o aprimoramento das ações pedagógicas. O caráter inovador do produto reside na sua função de guia para coordenadores pedagógicos incentivarem os docentes a incorporar métodos ativos mediados por tecnologias digitais em suas práticas didáticas. Espera-se que o produto impacte como possibilidade pedagógica para superar os desafios que se manifestam diariamente no panorama educativo. Métodos ativos mediados por tecnologias digitais podem atuar como facilitadores para a transposição destes desafios em prol de uma instrução científica que fomenta a geração de novos conhecimentos. A proposição materializou-se como uma oportunidade para os educadores atualizarem-se e efetuarem as adaptações pertinentes em suas abordagens pedagógicas, além de preencherem eventuais lacunas resultantes da formação inicial. Importa ressaltar que a educação continuada é concebida como um processo incessante e perpétuo de desenvolvimento profissional do docente caracterizado por sua natureza inacabada. Tal característica advém do fato de que as estratégias pedagógicas são mutáveis ao longo do tempo, especialmente em virtude da crescente presença da tecnologia na sociedade. Este produto pode ser ressignificado com devidas adaptações para outras práticas em diferentes escolas, articulando diversos componentes curriculares e também pode ser guia de formações para professores do Ensino Médio. Convidamos você para a leitura da dissertação articulada com este produto educacional intitulada “Formação continuada (em serviço) de professores que ensinam, com métodos ativos mediados por tecnologias digitais: uma proposta organizada pela coordenação pedagógica”. Na introdução da dissertação o leitor pode conhecer sucintamente o que será abordado em todo o trabalho. O segundo capítulo discute os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa para a formação continuada de professores (em serviço), o trabalho do coordenador pedagógico, métodos ativos e tecnologias digitais de informação e comunicação. O terceiro capítulo apresenta os procedimentos metodológicos e ancora o trabalho nos métodos científicos de pesquisa. Já o quarto capítulo apresenta os dados coletados e suas discussões, com base nos referenciais adotados. Por fim, o quinto capítulo apresenta as discussões finais acerca da pesquisa desenvolvida. Este Produto Educacional está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O acesso a esse material pode ser realizado pela Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB e pelo portal de objetos educacionais eduCAPES. Espera-se que, com essa leitura, coordenações pedagógicas se inspirem para a realização de formações continuadas (em serviço) de professores que ensinem com métodos ativos mediados por tecnologias!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3754 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodos ativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais na educaçãopt_BR
Título: dc.titleFormação de professores em serviço na escola: uma proposta da coordenação pedagógica usando métodos ativos mediados por tecnologias digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons