Saberes do território local: material didático de perspectiva aberta para docentes de escolas indígenas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de SAntospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGrilo, Nycolle de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorSchneider, Alberto Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-22T10:26:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-22T10:26:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-22-
identificador: dc.identifier.othersaberes do território localpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870803-
Resumo: dc.description.abstractEste material foi elaborado com o intuito de fortalecer a construção de propostas interdisciplinares quanto a uma perspectiva coletiva na construção do conhecimento. Quando falamos em um material de perspectiva aberta desejamos que compreenda que ele não é concluso, inflexível, mas que traz em suas propostas o intuito de que você vá além de tudo aquilo que for sugerido. Este material é produto da dissertação intitulada "Perspectivas interculturais no ensino fundamental multisseriado da escola indígena Aguapeú: um olhar sobre a prática do professor indígena e a educação na aldeia", elaborada ao longo do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes do Ensino Fundamental, oferecido pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). É voltado para professores indígenas e não indígenas que atuam nas aldeias nos anos finais do ensino fundamental, de 6º a 9º ano, de modo que se torne prático tanto em salas seriadas quanto em salas multisseriadas. Este produto educacional não propõe, em nenhuma medida, constituir-se como uma fórmula, que possa ser reproduzida e generalizada, mas sim como um conjunto de propostas que te auxiliarão a elaborar novas possibilidades de construção do conhecimento junto aos alunos, de modo que os saberes vindos das pessoas, da natureza, da história, do território, sejam somados a novas possibilidades por meio da construção de uma educação intercultural e decolonial, voltada para o fortalecimento da identidade dos seus alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent28MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmaterial didáticopt_BR
Título: dc.titleSaberes do território local: material didático de perspectiva aberta para docentes de escolas indígenaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePráticas docentes no ensino fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas