Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de SAntos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Grilo, Nycolle de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schneider, Alberto Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-22T10:26:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-22T10:26:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | saberes do território local | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870803 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material foi elaborado com o intuito de fortalecer a construção de propostas interdisciplinares quanto a uma perspectiva coletiva na construção do conhecimento. Quando falamos em um material de perspectiva aberta desejamos que compreenda que ele não é concluso, inflexível, mas que traz em suas propostas o intuito de que você vá além de tudo aquilo que for sugerido. Este material é produto da dissertação intitulada "Perspectivas interculturais no ensino fundamental multisseriado da escola indígena Aguapeú: um olhar sobre a prática do professor indígena e a educação na aldeia", elaborada ao longo do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes do Ensino Fundamental, oferecido pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). É voltado para professores indígenas e não indígenas que atuam nas aldeias nos anos finais do ensino fundamental, de 6º a 9º ano, de modo que se torne prático tanto em salas seriadas quanto em salas multisseriadas. Este produto educacional não propõe, em nenhuma medida, constituir-se como uma fórmula, que possa ser reproduzida e generalizada, mas sim como um conjunto de propostas que te auxiliarão a elaborar novas possibilidades de construção do conhecimento junto aos alunos, de modo que os saberes vindos das pessoas, da natureza, da história, do território, sejam somados a novas possibilidades por meio da construção de uma educação intercultural e decolonial, voltada para o fortalecimento da identidade dos seus alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 28MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | material didático | pt_BR |
Título: dc.title | Saberes do território local: material didático de perspectiva aberta para docentes de escolas indígenas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Práticas docentes no ensino fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_final_nycolle.pdf.pdf | 7,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870803/1/produto_final_nycolle.pdf.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: