Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Jeane de Santana Tenório | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-21T19:36:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-21T19:36:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Jeane_Tenorio_intervencao_pedagogica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870798 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho representa uma possibilidade de estudar a Sociologia de forma instigante e prática, por intermédio de uma unidade curricular eletiva implementada na na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte (EREMPCD). Tal experiência deu-se através da elaboração de um projeto de intervenção pedagógica, pautado no trabalho dos pesquisadores(as) orientadores(as) da Fundação Joaquim Nabuco no âmbito do Programa de Iniciação Científica voltado ao Ensino Médio (PIBIC EM/CNPq/Fundaj).Observamos que a metodologia de pesquisa científica pode ser estudada e praticada por estudantes da Educação Básica para aprender Sociologia de forma prazerosa e eficaz. A partir da intervenção pedagógica elaborada com base na vivência do Pibic , que prepara os estudantes para a investigação científica, elaboramos um material/guia pedagógico vislumbrando a importância de estudar Sociologia à luz da investigação e da verificação dos fatos. A experiência ocorreu no primeiro semestre de 2022, com uma turma composta por 42 estudantes, através da oferta de unidade curricular eletiva “Cientistas Sociais no Ensino Médio”. Esperamos que nossa prática intervencionista seja inspiradora, proporcionando apoio para professores(as) da Rede Estadual de Ensino. Dessa forma, esperamos contribuir para o fortalecimento das Ciências Humanas, em geral, e das Ciências Sociais, de modo particular, no currículo do Ensino Médio de Pernambuco. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.1 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletiva | pt_BR |
Título: dc.title | Pesquisa científica como ferramenta para o ensino de Sociologia: uma proposta de unidade curricular eletiva no currículo da educação básica de Pernambuco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Jeane_Tenório_intervencao_pedagogica.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870798/2/TCC_Jeane_Tenório_intervencao_pedagogica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons