Pesquisa científica como ferramenta para o ensino de Sociologia: uma proposta de unidade curricular eletiva no currículo da educação básica de Pernambuco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Jeane de Santana Tenório-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-21T19:36:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-21T19:36:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Jeane_Tenorio_intervencao_pedagogicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870798-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho representa uma possibilidade de estudar a Sociologia de forma instigante e prática, por intermédio de uma unidade curricular eletiva implementada na na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte (EREMPCD). Tal experiência deu-se através da elaboração de um projeto de intervenção pedagógica, pautado no trabalho dos pesquisadores(as) orientadores(as) da Fundação Joaquim Nabuco no âmbito do Programa de Iniciação Científica voltado ao Ensino Médio (PIBIC EM/CNPq/Fundaj).Observamos que a metodologia de pesquisa científica pode ser estudada e praticada por estudantes da Educação Básica para aprender Sociologia de forma prazerosa e eficaz. A partir da intervenção pedagógica elaborada com base na vivência do Pibic , que prepara os estudantes para a investigação científica, elaboramos um material/guia pedagógico vislumbrando a importância de estudar Sociologia à luz da investigação e da verificação dos fatos. A experiência ocorreu no primeiro semestre de 2022, com uma turma composta por 42 estudantes, através da oferta de unidade curricular eletiva “Cientistas Sociais no Ensino Médio”. Esperamos que nossa prática intervencionista seja inspiradora, proporcionando apoio para professores(as) da Rede Estadual de Ensino. Dessa forma, esperamos contribuir para o fortalecimento das Ciências Humanas, em geral, e das Ciências Sociais, de modo particular, no currículo do Ensino Médio de Pernambuco.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.1 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletivapt_BR
Título: dc.titlePesquisa científica como ferramenta para o ensino de Sociologia: uma proposta de unidade curricular eletiva no currículo da educação básica de Pernambucopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons