Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Rosângela de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Irene da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-22T13:07:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-22T13:07:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Praticasleitura | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870796 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da pesquisa realizada no âmbito do Pro-grama de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos e tem o objetivo de propor reflexões a res-peito das práticas de leitura desenvolvidas em sala de aula, bem como fortalecer as ações de alfabetização e letramento dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial dos alunos matriculados no 3º ano. O ponto de partida para esta proposta diz respeito às dificuldades de leitura e compreensão de textos dos alunos do 3º ano. Dificuldades que emergiram durante a sondagem realizada pelos professores no início do ano letivo, bem como os resultados obtidos na Ava-liação Diagnóstica da rede de ensino de Praia Grande, realizada no mês de Abril de 2023. Diante dos resultados obtidos, vimos a necessidade de propor discussões sobre as práticas de leitura e letramento, uma vez que a maioria dos profissionais que atendiam aos 3º anos, tinham pouco tempo no exercício do magistério e tam-bém na unidade escolar. Na tentativa de ajudá-los a refletir sobre suas práticas e também oferecer-lhes subsídios sobre os processos de aquisição da linguagem escrita, da leitura, da alfabetização, optamos por produzir pautas formativas no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Durante esse processo, propu-semos a análise e discussão dos dados apresentados na tabulação das avaliações diagnósticas a fim de juntos encontrarmos caminhos para sanar as dificuldades observadas. Deram suporte teórico a essas pautas formativas, Alarcão, Magda So¬ares, Angela Kleimam, Paulo Freire e alguns outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1030 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | habilidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação | pt_BR |
Título: dc.title | Letramentos na escola - Pautas formativas para professores em HTPC e sugestões de atividades de leitura | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação da Dissertação e Produto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Praticasleitura.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870796/2/Praticasleitura.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons