Letramentos na escola - Pautas formativas para professores em HTPC e sugestões de atividades de leitura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Rosângela de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Irene da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-22T13:07:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-22T13:07:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-01-
identificador: dc.identifier.otherPraticasleiturapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870796-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da pesquisa realizada no âmbito do Pro-grama de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos e tem o objetivo de propor reflexões a res-peito das práticas de leitura desenvolvidas em sala de aula, bem como fortalecer as ações de alfabetização e letramento dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial dos alunos matriculados no 3º ano. O ponto de partida para esta proposta diz respeito às dificuldades de leitura e compreensão de textos dos alunos do 3º ano. Dificuldades que emergiram durante a sondagem realizada pelos professores no início do ano letivo, bem como os resultados obtidos na Ava-liação Diagnóstica da rede de ensino de Praia Grande, realizada no mês de Abril de 2023. Diante dos resultados obtidos, vimos a necessidade de propor discussões sobre as práticas de leitura e letramento, uma vez que a maioria dos profissionais que atendiam aos 3º anos, tinham pouco tempo no exercício do magistério e tam-bém na unidade escolar. Na tentativa de ajudá-los a refletir sobre suas práticas e também oferecer-lhes subsídios sobre os processos de aquisição da linguagem escrita, da leitura, da alfabetização, optamos por produzir pautas formativas no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Durante esse processo, propu-semos a análise e discussão dos dados apresentados na tabulação das avaliações diagnósticas a fim de juntos encontrarmos caminhos para sanar as dificuldades observadas. Deram suporte teórico a essas pautas formativas, Alarcão, Magda So¬ares, Angela Kleimam, Paulo Freire e alguns outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1030pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectletramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectleiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthabilidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformaçãopt_BR
Título: dc.titleLetramentos na escola - Pautas formativas para professores em HTPC e sugestões de atividades de leiturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação da Dissertação e Produtopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons