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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEREDO, ANA PAULA MARQUES DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-21T18:09:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-21T18:09:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870774 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa analisou os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (PIBIEX) no processo formativo dos discentes do ensino médio integrado do IF Baiano, a partir dos projetos desse programa na modalidade júnior. De característica qualitativa, natureza aplicada e caráter exploratório, esse estudo utilizou-se do procedimento metodológico de levantamento bibliográfico e documental, e da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), para o tratamento dos dados. Seus objetivos específicos foram: a) analisar os documentos institucionais que regulamentam a EPT e a Extensão no âmbito do IF Baiano na perspectiva da formação humana integral do estudante do ensino médio integrado; b) analisar os documentos institucionais a partir dos resultados dos projetos do PIBIEX na perspectiva da formação humana integral do estudante; e c) elaborar um modelo de documento que contemple instrumentos para acompanhar o processo formativo do discente. A partir desses objetivos, a dissertação multipaper foi composta por dois artigos científicos, a serem publicados, e dois Produtos Educacionais (PEs). No artigo, intitulado “Reflexões sobre Educação Profissional e Tecnológica e a Extensão Tecnológica à luz dos documentos institucionais”, os resultados demonstraram, a partir dos documentos analisados, que a categoria formação humana integral não aparece nos dispositivos legais de forma direta e explícita, porém constam registros das dimensões estruturantes mencionadas em alguns destes e, em outros, expressões análogas. Por sua vez, no artigo, “Iniciação em Extensão e o PIBIEX como um caminho para o processo formativo do estudante do EMI do IF Baiano", foram analisados onze projetos, em situação de concluído, do PIBIEX Júnior, referente ao Edital nº 80/2021, nos quais a formação humana integral, no que se refere ao processo formativo dos discentes, não aparece de forma direta e explícita, seja nos registros dos projetos, seja nos resultados constantes dos relatórios e documentos extraídos dos projetos pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Dessa forma, embora timidamente apresentada nas entrelinhas, a formação humana integral está presente nos documentos institucionais e, em alguns projetos, foi possível inferir subjetivamente, que a participação nas ações do PIBIEX pôde contribuir para o processo formativo de estudantes extensionistas do programa. Concluiu-se, então, ser essencial a criação de instrumento que registre de maneira clara e robusta a formação humana integral dos discentes do IF Baiano envolvidos em projetos de extensão, especificamente do PIBIEX. Nesse sentido, com o intuito de identificar as contribuições do PIBIEX no processo formativo dos discentes, na perspectiva da formação humana integral, foram propostos os seguintes PEs: o Guia Orientador do Relatório Final do Discente Extensionista e o protótipo do Relatório Final do Discente Extensionista, sendo este último o PE norteador dessa pesquisa. Uma vez implementados, espera-se que estes produtos contribuam para o acesso a informações relevantes, potencializando ações de extensão que visem o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, assim como, possibilitem o acompanhamento e análise dos projetos de extensão, alinhando-os aos objetivos educacionais do IF Baiano, no que se refere à EPT(NM) e à extensão com foco na formação humana integral dos seus discentes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 18.8MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | educação profissional e tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | formação humana integral | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | extensão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBIEX | pt_BR |
| Título: dc.title | O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO DO IF BAIANO: RESULTADOS NO PROCESSO FORMATIVO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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