O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO DO IF BAIANO: RESULTADOS NO PROCESSO FORMATIVO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFIGUEREDO, ANA PAULA MARQUES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-21T18:09:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-21T18:09:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870774-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa analisou os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (PIBIEX) no processo formativo dos discentes do ensino médio integrado do IF Baiano, a partir dos projetos desse programa na modalidade júnior. De característica qualitativa, natureza aplicada e caráter exploratório, esse estudo utilizou-se do procedimento metodológico de levantamento bibliográfico e documental, e da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), para o tratamento dos dados. Seus objetivos específicos foram: a) analisar os documentos institucionais que regulamentam a EPT e a Extensão no âmbito do IF Baiano na perspectiva da formação humana integral do estudante do ensino médio integrado; b) analisar os documentos institucionais a partir dos resultados dos projetos do PIBIEX na perspectiva da formação humana integral do estudante; e c) elaborar um modelo de documento que contemple instrumentos para acompanhar o processo formativo do discente. A partir desses objetivos, a dissertação multipaper foi composta por dois artigos científicos, a serem publicados, e dois Produtos Educacionais (PEs). No artigo, intitulado “Reflexões sobre Educação Profissional e Tecnológica e a Extensão Tecnológica à luz dos documentos institucionais”, os resultados demonstraram, a partir dos documentos analisados, que a categoria formação humana integral não aparece nos dispositivos legais de forma direta e explícita, porém constam registros das dimensões estruturantes mencionadas em alguns destes e, em outros, expressões análogas. Por sua vez, no artigo, “Iniciação em Extensão e o PIBIEX como um caminho para o processo formativo do estudante do EMI do IF Baiano", foram analisados onze projetos, em situação de concluído, do PIBIEX Júnior, referente ao Edital nº 80/2021, nos quais a formação humana integral, no que se refere ao processo formativo dos discentes, não aparece de forma direta e explícita, seja nos registros dos projetos, seja nos resultados constantes dos relatórios e documentos extraídos dos projetos pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Dessa forma, embora timidamente apresentada nas entrelinhas, a formação humana integral está presente nos documentos institucionais e, em alguns projetos, foi possível inferir subjetivamente, que a participação nas ações do PIBIEX pôde contribuir para o processo formativo de estudantes extensionistas do programa. Concluiu-se, então, ser essencial a criação de instrumento que registre de maneira clara e robusta a formação humana integral dos discentes do IF Baiano envolvidos em projetos de extensão, especificamente do PIBIEX. Nesse sentido, com o intuito de identificar as contribuições do PIBIEX no processo formativo dos discentes, na perspectiva da formação humana integral, foram propostos os seguintes PEs: o Guia Orientador do Relatório Final do Discente Extensionista e o protótipo do Relatório Final do Discente Extensionista, sendo este último o PE norteador dessa pesquisa. Uma vez implementados, espera-se que estes produtos contribuam para o acesso a informações relevantes, potencializando ações de extensão que visem o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, assim como, possibilitem o acompanhamento e análise dos projetos de extensão, alinhando-os aos objetivos educacionais do IF Baiano, no que se refere à EPT(NM) e à extensão com foco na formação humana integral dos seus discentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18.8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissional e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação humana integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectextensãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPIBIEXpt_BR
Título: dc.titleO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO DO IF BAIANO: RESULTADOS NO PROCESSO FORMATIVO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons