Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, JOAO FERREIRA DA PASCOA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-19T01:03:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-19T01:03:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870722 | - |
Resumo: dc.description.abstract | THE CHALLENGES OF TEACHING PHILOSOPHY: Why philosophy in high school? This is the result of one of the sub-issues of my Master's Dissertation, the main focus of which is to problematize the teaching of philosophy in public secondary schools. In this discussion, we bring up some challenges that have long surrounded the teaching of philosophy, including the constant inclusion and exclusion of philosophy teaching from the school curriculum of basic education throughout Brazilian educational history, among other challenges. To help us in this journey, we consulted some theoretical contributions that mention and reflect on the subject under discussion. These include: Gallo (2012); Murcho (2002; Alves (2002); Incontri and Bigheto (2012); Rodrigo (2009); Cesar (2012); Nascimento (2021), among others, who will appear in the body of the text. The discussion on the subject has the following objectives: To discuss the challenges that have been surrounding the teaching of philosophy in basic education, specifically in secondary education; To reflect on the possible contributions of philosophy teaching to secondary education. We used a literature review as a theoretical basis for this topic. It is a topic that deserves to be given due importance, because at this moment in time, philosophy teaching is facing many of the challenges it once faced, but they still persist and deserve to be updated and expanded. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | pt_BR |
Título: dc.title | THE CHALLENGES OF TEACHING PHILOSOPHY: Why philosophy in high school? (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: