Sequência didática: desvendando os mistérios do átomo com o simulador PhET

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - IFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMelo, Alessandra Cunha-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Rodrigo Luiz Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-18T19:39:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-18T19:39:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática: desvendando os mistérios do átomo com o simulador PhETpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870681-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é vinculado à dissertação denominada ‘Sala de Aula Invertida: O Simulador Interativo ‘PhET’ no Ensino de Química’ do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (ProfEPT), em nível de Mestrado, do Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista (IFRR). A Sequência Didática (SD): ‘Desvendando os mistérios do átomo com o simulador PhET’, materializada neste livreto, é um produto educacional elaborado para organizar e estruturar o ensino de forma sistemática e intencional. Sua finalidade principal é implementar a metodologia de sala de aula invertida utilizando o simulador interativo PhET para promover o ensino de química de forma mais engajadora, autônoma e significativa, com foco no desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A aplicação desse PE na Educação Profissional e Tecnológica é justificada pela sua capacidade de promover a participação ativa dos estudantes, permitindo-lhes explorar conceitos de maneira prática e interativa, alinhando-se às demandas de formação técnica e profissional. Além disso, a metodologia proposta tem o potencial de trazer uma mudança significativa na dinâmica da sala de aula invertida e promover um novo olhar sobre as tecnologias educacionais. Dentro da Educação Profissional e Tecnológica, a aplicação dessa metodologia pode proporcionar aos estudantes maior autonomia, confiança, senso crítico, empatia, responsabilidade e a capacidade de participar e colaborar de forma eficaz, características fundamentais para qualquer profissional, uma vez que promovem uma postura mais proativa, colaborativa e adaptável no ambiente de trabalhopt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSimulador interativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Título: dc.titleSequência didática: desvendando os mistérios do átomo com o simulador PhETpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons