
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Souza Monteiro, Wanyo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-18T10:55:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-18T10:55:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DIVERSIDADE CULTURAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870654 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho traz um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre A TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PERU E COLÔMBIA: A DIVERSIDADE CULTURAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DO 3º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PIO VEIGA NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE. A diversidade cultural existente na Tríplice Fronteira, expressa na linguagem, na música, na culinária, nas danças, nas relações econômicas e sociais, promovem uma riqueza sociocultural que torna as escolas fronteiriças, um espaço ideal para desenvolvimento de uma educação plural. A realidade dos municípios do alto Solimões na tríplice fronteira entre o Brasil, Peru e Colômbia, apresenta uma grande e diversificada população com suas nuances socioculturais e educacionais nos mais variados aspectos de uma dinâmica peculiar na região fronteiriça amazônica: Há uma livre circulação de pessoas, transações comerciais e culturais, mercadorias pelos rios, moedas nacionais (real, peso, soles válidos nos países), comércio livre (de gêneros alimentícios, tecidos, combustível, materiais de construção, eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros), culinária diversificada, língua (portunhol, mistura da língua portuguesa e espanhol), música, dança, vestuário, religiosidade, transporte e etc. O trabalho buscou analisar como a diversidade cultural da tríplice fronteira pode contribuir no processo de formação dos alunos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 567 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | DINERSIDADE CULTURAL | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ENSINO/APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Título: dc.title | A DIVERSIDADE CULTURAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons