A DIVERSIDADE CULTURAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Souza Monteiro, Wanyo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-18T10:55:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-18T10:55:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherDIVERSIDADE CULTURAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870654-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho traz um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre A TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PERU E COLÔMBIA: A DIVERSIDADE CULTURAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DO 3º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PIO VEIGA NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE. A diversidade cultural existente na Tríplice Fronteira, expressa na linguagem, na música, na culinária, nas danças, nas relações econômicas e sociais, promovem uma riqueza sociocultural que torna as escolas fronteiriças, um espaço ideal para desenvolvimento de uma educação plural. A realidade dos municípios do alto Solimões na tríplice fronteira entre o Brasil, Peru e Colômbia, apresenta uma grande e diversificada população com suas nuances socioculturais e educacionais nos mais variados aspectos de uma dinâmica peculiar na região fronteiriça amazônica: Há uma livre circulação de pessoas, transações comerciais e culturais, mercadorias pelos rios, moedas nacionais (real, peso, soles válidos nos países), comércio livre (de gêneros alimentícios, tecidos, combustível, materiais de construção, eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros), culinária diversificada, língua (portunhol, mistura da língua portuguesa e espanhol), música, dança, vestuário, religiosidade, transporte e etc. O trabalho buscou analisar como a diversidade cultural da tríplice fronteira pode contribuir no processo de formação dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent567 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDINERSIDADE CULTURALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO/APRENDIZAGEMpt_BR
Título: dc.titleA DIVERSIDADE CULTURAL COMO FERRAMENTA DE ENSINOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons