O ENSINO HÍBRIDO COMO ABORDAGEM DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO E DA NATUREZA DA LUZ: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZANDO DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DA SALA DE AULA INVERTIDA E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSCHUINA, Jhon Lennon-
Autor(es): dc.contributor.authorBROZEGUINI, Jardel da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-17T12:04:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-17T12:04:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherMNPEF_Produto_Educacional_ Jhon_Lennon_Schuina_Turma_2022_ PUBLICADOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870577-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no currículo do Ensino Médio (EM) tem sido recomendada por diversas pesquisas na área do ensino de Física. No entanto, estudos indicam que as aulas de Física têm se tornado desmotivadoras e cansativas para os alunos, muitas vezes limitadas a uma abordagem predominantemente teórica, com foco em aulas expositivas e exercícios repetitivos que não chegam a abordar temas de FMC. Isso contrasta com as transformações sofridas pela sociedade, especialmente aquelas relacionadas ao avanço tecnológico, uma vez que muitas dessas novas tecnologias estão presentes nos lares dos estudantes. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma Sequência Didática (SD) na aprendizagem significativa de estudantes da segunda série do EM. Para tanto, foi desenvolvida uma SD relacionada ao efeito fotoelétrico, utilizando dispositivos eletrônicos do cotidiano dos alunos como fonte de motivação. Como procedimento metodológico foram utilizadas as metodologias ativas de Rotação por Estações (RE) e Sala de Aula Invertida (SAI). Dentre as atividades aplicadas na SD, destacou-se a presença de simulação computacional, leitura de texto, análise de vídeos, chatbot desenvolvido pela OpenAI e prática experimental. Neste estudo, de natureza qualitativa, recorreu-se às anotações de campo, participação nas atividades, registros fotográficos e questionários para a produção dos dados da pesquisa. Os dados foram analisados e organizados em categorias de acordo com Bardin. Os resultados indicam que a SD favoreceu a aprendizagem do efeito fotoelétrico e do funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos, bem como da natureza da luz. Além disso, a metodologia proposta promoveu melhorias na interação e colaboração entre os estudantes durante atividades em grupo, reforçando o papel social da escola, que é prepará-los para a vida em sociedade, respeitando o processo de aprendizagem único de cada indivíduo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,67 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbrido.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEfeito fotoelétrico.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRotação por Estações.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Aula Invertida.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO HÍBRIDO COMO ABORDAGEM DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO E DA NATUREZA DA LUZ: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZANDO DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DA SALA DE AULA INVERTIDA E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons