Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SCHUINA, Jhon Lennon | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BROZEGUINI, Jardel da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-17T12:04:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-17T12:04:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | MNPEF_Produto_Educacional_ Jhon_Lennon_Schuina_Turma_2022_ PUBLICADO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870577 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no currículo do Ensino Médio (EM) tem sido recomendada por diversas pesquisas na área do ensino de Física. No entanto, estudos indicam que as aulas de Física têm se tornado desmotivadoras e cansativas para os alunos, muitas vezes limitadas a uma abordagem predominantemente teórica, com foco em aulas expositivas e exercícios repetitivos que não chegam a abordar temas de FMC. Isso contrasta com as transformações sofridas pela sociedade, especialmente aquelas relacionadas ao avanço tecnológico, uma vez que muitas dessas novas tecnologias estão presentes nos lares dos estudantes. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma Sequência Didática (SD) na aprendizagem significativa de estudantes da segunda série do EM. Para tanto, foi desenvolvida uma SD relacionada ao efeito fotoelétrico, utilizando dispositivos eletrônicos do cotidiano dos alunos como fonte de motivação. Como procedimento metodológico foram utilizadas as metodologias ativas de Rotação por Estações (RE) e Sala de Aula Invertida (SAI). Dentre as atividades aplicadas na SD, destacou-se a presença de simulação computacional, leitura de texto, análise de vídeos, chatbot desenvolvido pela OpenAI e prática experimental. Neste estudo, de natureza qualitativa, recorreu-se às anotações de campo, participação nas atividades, registros fotográficos e questionários para a produção dos dados da pesquisa. Os dados foram analisados e organizados em categorias de acordo com Bardin. Os resultados indicam que a SD favoreceu a aprendizagem do efeito fotoelétrico e do funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos, bem como da natureza da luz. Além disso, a metodologia proposta promoveu melhorias na interação e colaboração entre os estudantes durante atividades em grupo, reforçando o papel social da escola, que é prepará-los para a vida em sociedade, respeitando o processo de aprendizagem único de cada indivíduo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,67 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotoelétrico. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rotação por Estações. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Aula Invertida. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO HÍBRIDO COMO ABORDAGEM DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO E DA NATUREZA DA LUZ: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZANDO DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DA SALA DE AULA INVERTIDA E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons