PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS: TECNOLOGIAS, GÊNERO E SOCIOEDUCAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA FILHO, RAIMUNDO CARVALHO-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, GILVAN DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, DOUGLAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-15T18:37:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-15T18:37:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870558-
Resumo: dc.description.abstractNeste livro, encontramos trabalhos a respeito dos seguintes temas: o uso de tecnologias digitais e o papel da educação no desenvolvimento do alunado. Fala-se aqui sobre um fenômeno particularmente contemporâneo que reforça a necessidade do professor rever e repensar a capacidade contributiva que as tecnologias da informação demonstram. Vemos isso desde a acessibilidade e a interatividade conteudística, ultrapassando assim o uso de ferramentas tradicionais como o caderno, o livro, etc. até o impacto social e emocional que o ambiente virtual demonstra, tornando um novo e significativo espaço de consumo de informações e de sociabilidade. Nestes termos, pensar nas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem é indispensável. A importância do papel pedagógico-escolar na inserção de adolescentes em conflito com a lei ao ambiente social. Temos aqui três apontamentos centrais: a identificação deste grupo social em privação da liberdade por estar em conflito com a lei, sendo majoritariamente do sexo masculino, negros, sem vínculo escolar ou profissional e oriundos de familias extremamente pobres, podendo assim observar o quadro de desigualdade econômica, social e racial condicionante. Vemos, tão logo, a importância basilar que o acesso ao ensino básico tem para que este grupo social venha a ser reinserido no meio social.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titlePERSPECTIVAS EDUCACIONAIS: TECNOLOGIAS, GÊNERO E SOCIOEDUCAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons