Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Maxwel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernades, Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Angela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-15T18:50:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-15T18:50:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870550 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Criada por um mestrando em Química em Rede Nacional e professor da rede pública de ensino de Pernambuco, a cartilha foi desenvolvida como produto educacional de sua dissertação. Destinada a estudantes do Ensino Médio e busca auxiliar a compreensão do fenômeno radioativo conhecido como fissão nuclear. Em um estudo publicado recentemente, Dias, Fernandes e Campos (2023), relataram a ausência de materiais didáticos para o ensino de radioatividade. Buscando preencher essa lacuna, foi produzida uma cartilha intitulada “Aprendendo sobre Fissão Nuclear, sua História e suas Aplicações”. A produção desse material educacional apresenta elementos de uma pesquisa de desenvolvimento, geralmente são realizadas em três fases: 1 - análise das necessidades e do contexto; 2 - projeto, desenvolvimento e avaliação formativa; 3 - avaliação somativa (Mckenney, 2001). Na fase 1, verificou-se que existe uma lacuna de materiais didáticos para o ensino de radioatividade. Na fase 2, o protótipo da cartilha foi construído e avaliado por um grupo de professores de Química. Na terceira fase o protótipo foi aperfeiçoado em função da análise dos professores que o avaliaram. Após a construção, o protótipo da cartilha foi enviado para um grupo de 15 professores de Química que analisaram os aspectos positivos, negativos e forneceram sugestões de aperfeiçoamento e críticas. A análise do protótipo foi realizada por meio de um questionário eletrônico construído e enviado pela plataforma Google Forms. Os resultados da análise do protótipo apontaram que 80% dos professores avaliaram positivamente os aspectos visuais, como cores e organização, considerando-os ótimos ou bons. Além disso, 100% dos avaliadores destacaram a linguagem da cartilha e a apresentação dos conceitos científicos como adequadas. A contextualização da fissão nuclear no cotidiano também foi avaliada positivamente por todos os professores. Algumas críticas foram incorporadas ao longo da reformulação do protótipo. A linguagem foi aprimorada para evitar redundâncias e excesso de termos técnicos. Após o aperfeiçoamento, a cartilha foi utilizada como material didático de apoio no contexto da aplicação de uma sequência de ensino e aprendizagem de fissão nuclear que foi estruturada nos moldes dos três momentos pedagógicos (Delizoicov; Angotti; Pernambuco, 2018). Sendo utilizada no segundo e terceiro momento pedagógico. No segundo momento pedagógico, foi entregue aos estudantes uma versão impressa da cartilha. Os alunos folhearam o material e teceram alguns comentários elogiando os aspectos estéticos, perguntando a autoria e identificando a presença de mulheres cientistas que contribuíram para o entendimento da fissão nuclear, tais como: Ida Noddack, Irène Curie e Lise Meitner. Os estudantes relataram que gostaram da cartilha e que esse material didático foi importante durante a vivência da sequência de ensino e aprendizagem. Durante o terceiro momento pedagógico, os estudantes deveriam mobilizar os conhecimentos construídos anteriormente para responder uma situação-problema sobre a implantação de uma usina nuclear às margens do Rio São Francisco. Nesse momento, eles tiveram que recorrer ao que foi discutido nas aulas e às informações da cartilha, sobre as vantagens e desvantagens da energia nuclear, para tentar solucionar o enunciado problemático. Espera-se que a cartilha elaborada possa ser utilizada por outros professores e que muitos estudantes se beneficiem deste produto educacional. Por fim, é preciso destacar que ainda são necessários outros materiais para o ensino de fissão nuclear e radioatividade, tais como: simulações computacionais, jogos didáticos, podcasts etc. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fissão nuclear | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartilha | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendendo sobre Fissão Nuclear: Sua História e suas Aplicações | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Rede de Química (PROFQUI) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Fissão Nuclear (1).pdf | Cartilha | 3,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870550/2/Fissão Nuclear (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons