Aprendendo sobre Fissão Nuclear: Sua História e suas Aplicações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Maxwel-
Autor(es): dc.contributor.authorFernades, Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Angela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-15T18:50:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-15T18:50:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
identificador: dc.identifier.otherCartilha Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870550-
Resumo: dc.description.abstractCriada por um mestrando em Química em Rede Nacional e professor da rede pública de ensino de Pernambuco, a cartilha foi desenvolvida como produto educacional de sua dissertação. Destinada a estudantes do Ensino Médio e busca auxiliar a compreensão do fenômeno radioativo conhecido como fissão nuclear. Em um estudo publicado recentemente, Dias, Fernandes e Campos (2023), relataram a ausência de materiais didáticos para o ensino de radioatividade. Buscando preencher essa lacuna, foi produzida uma cartilha intitulada “Aprendendo sobre Fissão Nuclear, sua História e suas Aplicações”. A produção desse material educacional apresenta elementos de uma pesquisa de desenvolvimento, geralmente são realizadas em três fases: 1 - análise das necessidades e do contexto; 2 - projeto, desenvolvimento e avaliação formativa; 3 - avaliação somativa (Mckenney, 2001). Na fase 1, verificou-se que existe uma lacuna de materiais didáticos para o ensino de radioatividade. Na fase 2, o protótipo da cartilha foi construído e avaliado por um grupo de professores de Química. Na terceira fase o protótipo foi aperfeiçoado em função da análise dos professores que o avaliaram. Após a construção, o protótipo da cartilha foi enviado para um grupo de 15 professores de Química que analisaram os aspectos positivos, negativos e forneceram sugestões de aperfeiçoamento e críticas. A análise do protótipo foi realizada por meio de um questionário eletrônico construído e enviado pela plataforma Google Forms. Os resultados da análise do protótipo apontaram que 80% dos professores avaliaram positivamente os aspectos visuais, como cores e organização, considerando-os ótimos ou bons. Além disso, 100% dos avaliadores destacaram a linguagem da cartilha e a apresentação dos conceitos científicos como adequadas. A contextualização da fissão nuclear no cotidiano também foi avaliada positivamente por todos os professores. Algumas críticas foram incorporadas ao longo da reformulação do protótipo. A linguagem foi aprimorada para evitar redundâncias e excesso de termos técnicos. Após o aperfeiçoamento, a cartilha foi utilizada como material didático de apoio no contexto da aplicação de uma sequência de ensino e aprendizagem de fissão nuclear que foi estruturada nos moldes dos três momentos pedagógicos (Delizoicov; Angotti; Pernambuco, 2018). Sendo utilizada no segundo e terceiro momento pedagógico. No segundo momento pedagógico, foi entregue aos estudantes uma versão impressa da cartilha. Os alunos folhearam o material e teceram alguns comentários elogiando os aspectos estéticos, perguntando a autoria e identificando a presença de mulheres cientistas que contribuíram para o entendimento da fissão nuclear, tais como: Ida Noddack, Irène Curie e Lise Meitner. Os estudantes relataram que gostaram da cartilha e que esse material didático foi importante durante a vivência da sequência de ensino e aprendizagem. Durante o terceiro momento pedagógico, os estudantes deveriam mobilizar os conhecimentos construídos anteriormente para responder uma situação-problema sobre a implantação de uma usina nuclear às margens do Rio São Francisco. Nesse momento, eles tiveram que recorrer ao que foi discutido nas aulas e às informações da cartilha, sobre as vantagens e desvantagens da energia nuclear, para tentar solucionar o enunciado problemático. Espera-se que a cartilha elaborada possa ser utilizada por outros professores e que muitos estudantes se beneficiem deste produto educacional. Por fim, é preciso destacar que ainda são necessários outros materiais para o ensino de fissão nuclear e radioatividade, tais como: simulações computacionais, jogos didáticos, podcasts etc.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFissão nuclearpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartilhapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Educacionalpt_BR
Título: dc.titleAprendendo sobre Fissão Nuclear: Sua História e suas Aplicaçõespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Rede de Química (PROFQUI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons