A ATUAÇÃO DE GESTORES EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: DILEMAS E SUPERAÇÕES

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Autor(es): dc.contributor.authorFEITOSA, NATHALIA MARIA DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-15T17:52:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-15T17:52:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870546-
Resumo: dc.description.abstractIntitulada “A Atuação de Gestores em Escolas Públicas Municipais: dilemas e superações”, esta obra é resultado de uma pesquisa monográfica desenvolvida em 2017 para a obtenção do título de licenciatura em pedagogia. O objetivo foi compreender os desafios enfrentados pelos gestores na organização do trabalho pedagógico (OTP) no município de São José de Piranhas, Paraíba. A pesquisa partiu da seguinte questão central: quais são os principais desafios enfrentados pela gestão de escolas públicas em São José de Piranhas – PB na organização do trabalho administrativo e pedagógico? O estudo é de natureza qualitativa e também inclui pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestoras de escolas públicas e suas respectivas Secretarias, tanto na rede municipal quanto na estadual, no município de São José de Piranhas – PB. A fundamentação teórica baseou-se nas obras de Paro (2002), Libâneo (2008) e Vasconcellos (2014), além das diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96) e pelos Cadernos Instrucionais para Conselhos Escolares do Ministério da Educação (2004) A pesquisa revelou que a atuação de gestores escolares na organização do trabalho pedagógico em escolas públicas enfrenta vários desafios. Entre eles, destacam-se a necessidade de organizar práticas pedagógicas otimizadas e referenciadas, a formação técnica e o aprofundamento do compromisso político da equipe docente e não docente, além da consolidação do Projeto Político-Pedagógico e da interação escola-família-comunidade. O estudo destaca que a gestão participativa escolar deve ser entendida como um princípio de democracia a ser exercido pelos discentes, que precisam ser formados para a cidadaniapt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleA ATUAÇÃO DE GESTORES EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: DILEMAS E SUPERAÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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