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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | FEITOSA, NATHALIA MARIA DE SOUSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-15T17:52:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-15T17:52:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870546 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Intitulada “A Atuação de Gestores em Escolas Públicas Municipais: dilemas e superações”, esta obra é resultado de uma pesquisa monográfica desenvolvida em 2017 para a obtenção do título de licenciatura em pedagogia. O objetivo foi compreender os desafios enfrentados pelos gestores na organização do trabalho pedagógico (OTP) no município de São José de Piranhas, Paraíba. A pesquisa partiu da seguinte questão central: quais são os principais desafios enfrentados pela gestão de escolas públicas em São José de Piranhas – PB na organização do trabalho administrativo e pedagógico? O estudo é de natureza qualitativa e também inclui pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestoras de escolas públicas e suas respectivas Secretarias, tanto na rede municipal quanto na estadual, no município de São José de Piranhas – PB. A fundamentação teórica baseou-se nas obras de Paro (2002), Libâneo (2008) e Vasconcellos (2014), além das diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96) e pelos Cadernos Instrucionais para Conselhos Escolares do Ministério da Educação (2004) A pesquisa revelou que a atuação de gestores escolares na organização do trabalho pedagógico em escolas públicas enfrenta vários desafios. Entre eles, destacam-se a necessidade de organizar práticas pedagógicas otimizadas e referenciadas, a formação técnica e o aprofundamento do compromisso político da equipe docente e não docente, além da consolidação do Projeto Político-Pedagógico e da interação escola-família-comunidade. O estudo destaca que a gestão participativa escolar deve ser entendida como um princípio de democracia a ser exercido pelos discentes, que precisam ser formados para a cidadania | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | A ATUAÇÃO DE GESTORES EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: DILEMAS E SUPERAÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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