O 'Novo' Ensino Médio: uma análise descritiva das categorias raciais no material didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMedrado, Luciano Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-14T19:21:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-14T19:21:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Luciano_Medrado_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870540-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir a nova reformulação curricular do Ensino Médio (Lei 13. 415/2017) mapeando analiticamente a política educacional presente neste documento por meio da implantação de um novo currículo para esta etapa de ensino. Analisa sobretudo, o processo de diversificação e flexibilização na nova organização curricular e a formulação de sua estrutura e as implicações de sua materialização no livro didático, como também a nova configuração atribuída à escola de ensino médio a partir da Reforma. O estudo buscou compreender os discursos pedagógicos e curriculares presentes na lei que reforma o ensino médio como atos simbólicos e de poder, que se desdobraram em novos significados no fazer pedagógico das escolas, criando sentidos para o ato de ensinar e aprender no interior destas instituições de ensino. Neste trabalho procuro questionar a intencionalidade e a não neutralidade das propostas contidas na reforma curricular do ensino médio (Lei 13. 415/2017), que por sua vez contribuem para a reprodução dos processos excludentes na instituição escolar, reproduzindo desigualdades. Para este fim, foram analisados os seguintes documentos: a lei que institui o novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o PNLD 2021. A Reforma do Ensino Médio impactou diretamente o currículo escolar, bem como os materiais didáticos que não estão mais relacionados a disciplinas e sim a áreas de conhecimento e itinerários formativos tendo como foco a interdisciplinaridade. Neste sentido, foi desenvolvida uma análise descritiva a respeito do tratamento dado aos conteúdos referentes ao tema das relações raciais – mais especificamente ao conceito de raça, racismo e preconceito racial presentes na coleção Moderna Plus da Editora Moderna, sendo este apenas um recorte da pesquisa. Este trabalho foi dividido em duas etapas, a primeira tendo como objetivo mapear o grau de concentração ou pulverização das discussões sobre a Reforma do Ensino Médio e suas implicações no cenário educacional. Já a segunda etapa, de caráter qualitativa, tem a função de compreender e analisar de forma descritiva os sentidos atribuídos as categorias raça, racismo e preconceito racial no livro didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da coleção Moderna Plus da Editora Moderna, como produto da Reforma do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,5 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleO 'Novo' Ensino Médio: uma análise descritiva das categorias raciais no material didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons