Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Medrado, Luciano Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-14T19:21:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-14T19:21:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Luciano_Medrado_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870540 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir a nova reformulação curricular do Ensino Médio (Lei 13. 415/2017) mapeando analiticamente a política educacional presente neste documento por meio da implantação de um novo currículo para esta etapa de ensino. Analisa sobretudo, o processo de diversificação e flexibilização na nova organização curricular e a formulação de sua estrutura e as implicações de sua materialização no livro didático, como também a nova configuração atribuída à escola de ensino médio a partir da Reforma. O estudo buscou compreender os discursos pedagógicos e curriculares presentes na lei que reforma o ensino médio como atos simbólicos e de poder, que se desdobraram em novos significados no fazer pedagógico das escolas, criando sentidos para o ato de ensinar e aprender no interior destas instituições de ensino. Neste trabalho procuro questionar a intencionalidade e a não neutralidade das propostas contidas na reforma curricular do ensino médio (Lei 13. 415/2017), que por sua vez contribuem para a reprodução dos processos excludentes na instituição escolar, reproduzindo desigualdades. Para este fim, foram analisados os seguintes documentos: a lei que institui o novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o PNLD 2021. A Reforma do Ensino Médio impactou diretamente o currículo escolar, bem como os materiais didáticos que não estão mais relacionados a disciplinas e sim a áreas de conhecimento e itinerários formativos tendo como foco a interdisciplinaridade. Neste sentido, foi desenvolvida uma análise descritiva a respeito do tratamento dado aos conteúdos referentes ao tema das relações raciais – mais especificamente ao conceito de raça, racismo e preconceito racial presentes na coleção Moderna Plus da Editora Moderna, sendo este apenas um recorte da pesquisa. Este trabalho foi dividido em duas etapas, a primeira tendo como objetivo mapear o grau de concentração ou pulverização das discussões sobre a Reforma do Ensino Médio e suas implicações no cenário educacional. Já a segunda etapa, de caráter qualitativa, tem a função de compreender e analisar de forma descritiva os sentidos atribuídos as categorias raça, racismo e preconceito racial no livro didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da coleção Moderna Plus da Editora Moderna, como produto da Reforma do Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,5 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | O 'Novo' Ensino Médio: uma análise descritiva das categorias raciais no material didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
tcc-final-com-ficha-catalografica.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870540/2/tcc-final-com-ficha-catalografica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons