
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CACHOEIRA, João Vítor Mota | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Ana Luiza Oliveira Nascimento | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VALLE, Bruna Aguiar | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | RABELO, Lídia Di Bella Castro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-14T10:33:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-14T10:33:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TRATAMENTO DA ESQUIZOFRENIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870528 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A esquizofrenia é um transtorno mental grave que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, caracterizando-se por sintomas psicóticos, déficits cognitivos e alterações comportamentais. A estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) tem emergido como uma alternativa promissora para o tratamento da esquizofrenia, especialmente para sintomas negativos e déficits cognitivos que não respondem de forma satisfatória aos tratamentos convencionais. Esta revisão sistemática teve como objetivo investigar a eficácia e segurança da tDCS no manejo da esquizofrenia, avaliando estudos recentes e discutindo as perspectivas futuras para o uso dessa técnica. A análise dos artigos incluídos revelou que a tDCS melhora significativamente a função cognitiva e os sintomas negativos, além de reduzir a frequência e intensidade das alucinações auditivas. No entanto, a variabilidade na resposta ao tratamento e a necessidade de padronização dos protocolos de estimulação ainda são desafios importantes a serem enfrentados. O estudo conclui que a tDCS possui um perfil de segurança favorável e apresenta um grande potencial como adjuvante no tratamento da esquizofrenia, especialmente quando combinada com outras intervenções terapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 553 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Esquizofrenia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estimulação Transcraniana por corrente Contínua - tDCS. | pt_BR |
| Título: dc.title | ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA (tDCS) NOTRATAMENTO DA ESQUIZOFRENIA: EFICÁCIA E PERSPECTIVAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons