NARRATIVAS DE SI: MEMORIAL ACADÊMICO DE UM PROFESSOR DE ESPANHOL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, ANTONIO FERREIRA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-15T18:18:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-15T18:18:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870517-
Resumo: dc.description.abstractO livro em questão é fruto de minha narrativa biográfica apresentada como memorial acadêmico à promoção funcional ao cargo de Professor Titular da carreira docente do Magistério Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde venho desenvolvendo minhas atividades de docência e de pesquisa nos últimos anos. Considerei importante materializar o memorial defendido em formato de livro, principalmente, por entender que a narrativa é um recurso capaz de concretizar e compartilhar cenas da experiência humana. Além disso, escrever/ ler narrativas funciona como um exercício constante de reinvenção de nossas práticas pessoais e profissionais. Como poderão ler nas próximas páginas, me especializei nos últimos anos no campo científico das histórias de vida de professores de línguas e não poderia deixar de reconhecer que minha trajetória na academia também pode servir como material de apoio para revisitar outros percursos formativos e períodos históricos da docência de espanhol no Brasil. Quantas foram as narrativas de colegas de profissão que tivemos aproximação durante nossa formação universitária? Acessamos as práticas pedagógicas que nossos pares desenvolveram em determinados contextos institucionais? Temos acesso fácil ao registro de dúvidas e questionamentos a respeito da docência? Os desafios políticos da atividade docente sobre a inserção e a permanência de disciplinas curriculares são acessíveis mediante o relato dos próprios sujeitos que vivenciaram os fatos? Acredito que muitos dos leitores responderão não as perguntas anteriores, porque compartilham comigo certo vazio na academia no tocante aos questionamentos propostos. Diante disso, optei por publicizar meu memorial como material documental com o intuito de auxiliar meus pares no processo de (re)construção da caminhada docente. Portanto, o leitor terá em mãos o relato recuperado pela memória de, aproximadamente, quinze anos de trabalho como professor de espanhol atuante na rede federal de ensino, expondo minha (re)construção identitária na docência e na pesquisa. Registro a cronologia da conclusão do curso universitário, o trabalho desenvolvido em duas instituições federais de ensino e os planos projetados para o futuro, vivências permeadas por muitas parcerias, respeito e afeto. O memorial em questão foi defendido em outubro de 2022 e poderia ter sido ampliado ou revisitado. No entanto, fiz a opção de mantê-lo na versão original conforme apresentado à comissão avaliadora, por entender que o documento reflete o histórico de uma avaliação institucional. Por último, gostaria de destacar que, além de o livro contribuir com outros docentes que precisem ter referências para elaboração de seus memoriais, acredito que minha narrativa possa ser relevante para conhecer a oferta do espanhol durante determinado período da história em duas instituições federais cariocas de ensino: o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/Rj) e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ).pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleNARRATIVAS DE SI: MEMORIAL ACADÊMICO DE UM PROFESSOR DE ESPANHOLpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons