O caminho da trompa: um guia para iniciantes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de São Paulo - Câmpus Sertaozinhopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorToledo, Eduardo Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-14T14:33:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-14T14:33:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherO CAMINHO DA TROMPA: UM GUIA PARA INICIANTESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870510-
Resumo: dc.description.abstractO método em pauta está focado no desenvolvimento de um material pedagógico para o ensino da trompa, e, se encaixa harmoniosamente com os princípios fundamentais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Destacando a importância dos princípios da EPT, podemos visualizar várias maneiras em que esse projeto não apenas se alinha com esses princípios, mas também expande as oportunidades de formação integral dos estudantes. Em primeiro lugar, o ensino da trompa, quando moldado pelos princípios da EPT, transcende a simples aquisição de habilidades técnicas no instrumento. Ele procura a formação integral dos alunos, promovendo não apenas a excelência na execução, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Isso capacita os estudantes a se destacarem em vários aspectos relacionados à música e ao próprio instrumento, atendendo assim ao princípio de formação integral preconizado pela EPT. Além disso, a EPT enfatiza a importância de oferecer educação de alta qualidade em contextos apropriados. No caso do ensino da trompa, isso implica que o projeto pode ser adaptado e aplicado em diversas configurações de aprendizado, abrangendo escolas de música, conservatórios, aulas particulares ou workshops. Essa flexibilidade amplia consideravelmente o alcance do projeto e sua capacidade de atender às necessidades dos alunos em uma variedade de contextos educacionais, o que está alinhado com o princípio de respeito às especificidades regionais e às diferentes realidades dos estudantes. Resumidamente, o projeto de ensino da trompa, quando sintonizado com os princípios da EPT, abre caminhos para uma formação ampla e holística, preparando os estudantes para se destacarem não apenas como músicos talentosos, mas também como indivíduos bem preparados para enfrentar os desafios do mundo da música e além. Ele adota uma abordagem que integra a técnica do instrumento com o desenvolvimento global dos estudantes, contribuindo, dessa forma, para a pro moção da arte em consonância com os ideais de formação integral da EPT.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de trompapt_BR
Título: dc.titleO caminho da trompa: um guia para iniciantespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons