Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Sertaozinho | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Toledo, Eduardo Santana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-14T14:33:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-14T14:33:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | O CAMINHO DA TROMPA: UM GUIA PARA INICIANTES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870510 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O método em pauta está focado no desenvolvimento de um material pedagógico para o ensino da trompa, e, se encaixa harmoniosamente com os princípios fundamentais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Destacando a importância dos princípios da EPT, podemos visualizar várias maneiras em que esse projeto não apenas se alinha com esses princípios, mas também expande as oportunidades de formação integral dos estudantes. Em primeiro lugar, o ensino da trompa, quando moldado pelos princípios da EPT, transcende a simples aquisição de habilidades técnicas no instrumento. Ele procura a formação integral dos alunos, promovendo não apenas a excelência na execução, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Isso capacita os estudantes a se destacarem em vários aspectos relacionados à música e ao próprio instrumento, atendendo assim ao princípio de formação integral preconizado pela EPT. Além disso, a EPT enfatiza a importância de oferecer educação de alta qualidade em contextos apropriados. No caso do ensino da trompa, isso implica que o projeto pode ser adaptado e aplicado em diversas configurações de aprendizado, abrangendo escolas de música, conservatórios, aulas particulares ou workshops. Essa flexibilidade amplia consideravelmente o alcance do projeto e sua capacidade de atender às necessidades dos alunos em uma variedade de contextos educacionais, o que está alinhado com o princípio de respeito às especificidades regionais e às diferentes realidades dos estudantes. Resumidamente, o projeto de ensino da trompa, quando sintonizado com os princípios da EPT, abre caminhos para uma formação ampla e holística, preparando os estudantes para se destacarem não apenas como músicos talentosos, mas também como indivíduos bem preparados para enfrentar os desafios do mundo da música e além. Ele adota uma abordagem que integra a técnica do instrumento com o desenvolvimento global dos estudantes, contribuindo, dessa forma, para a pro moção da arte em consonância com os ideais de formação integral da EPT. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de trompa | pt_BR |
Título: dc.title | O caminho da trompa: um guia para iniciantes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Método de trompa Final GAD.pdf | 9.41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870510/2/Método de trompa Final GAD.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons