Anais da Semana da Matemática 2024 - Práticas, Tecnologia e Inclusão: Múltiplas formas de ensinar e de aprender matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Islanita Cecília Alcantara de Albuquerque-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Joelma Azevedo de Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorAndré, Regina Celi de Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorCouto, Rosilângela Maria de Lucena Scanoni-
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte, Vânia de Moura Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-11T01:52:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-11T01:52:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-10-
identificador: dc.identifier.otherAnais da Semana da Matemática 2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870479-
Resumo: dc.description.abstractÉ com grande satisfação que apresentamos os anais da Semana da Matemática (SMAT) da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Mata Norte, realizada entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024, com o tema "Práticas, Tecnologia e Inclusão: Múltiplas formas de ensinar e de aprender matemática." A SMAT é um evento extensionista, realizado anualmente no Campus Mata Norte da UPE, cujo objetivo fundamental é promover a reflexão e a troca de experiências entre estudantes, professores e pesquisadores de instituições de ensino, tendo como principais áreas de interesse a matemática e a educação matemática. Neste contexto, o evento do presente ano trouxe para o centro dos debates algumas metodologias inovadoras e inclusivas no ensino de matemática. A diversidade de abordagens apresentadas ao longo da SMAT ressalta o compromisso da nossa comunidade acadêmica com o avanço da matemática e da educação matemática, sempre considerando a inclusão e o uso da tecnologia como ferramentas poderosas para a construção de um ensino mais acessível e eficiente. Os anais que agora disponibilizamos são compostos por trabalhos apresentados nas modalidades: resumo expandido, relato de experiência, minicurso e oficina. Vale a pena ressaltar que os resumos expandidos trazem importantes discussões sobre novas práticas pedagógicas, já os relatos de experiências inspiradoras, foram construídos a partir da vivência do projeto “Laboratório Sustentável de Matemática (LSM): construindo recursos educacionais a partir de materiais recicláveis”, o qual demonstrou a criatividade e o potencial transformador de estratégias inovadoras no ensino da matemática. Além disso, as oficinas e o minicurso foram compilados em textos, proporcionando àqueles que não puderam participar do evento, a oportunidade de explorarem e aplicarem o conhecimento compartilhado. Os organizadores da SMAT 2024 também expressam a sua gratidão à direção do Campus Norte - UPE, bem como ao colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do referido campus, os quais apoiaram e tornaram possível a realização deste evento. Por fim, esperamos que este material inspire novos debates e colaborações, promovendo a contínua evolução do ensino de matemática e desejamos a todos uma excelente leitura e reflexão. - A Comissão Organizadora da SMAT 2024.-
Tamanho: dc.format.extent1558-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAnais-
Palavras-chave: dc.subjectSemana da Matemática 2024-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas, Tecnologia e Inclusão-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleAnais da Semana da Matemática 2024 - Práticas, Tecnologia e Inclusão: Múltiplas formas de ensinar e de aprender matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons