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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bastos, Sandra Nazaré Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Lilliane Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Rafaela Lebrego | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Felix, Rosigleyse Corrêa de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Nelane do Socorro Marques da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-11T20:16:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-11T20:16:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Investigações de professores na educação básica: proposições para o ensino de ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870474 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A organização desse livro tem como ponto de partida um projeto que tomou forma e se materializou em um Curso de Especialização em Ensino de Ciências – CEENCI. Essa história inicia em 2018 quando cinco professoras decidem colocar no papel as ideias que gestavam há tempos: dar continuidade ao processo de formação de professores egressos de Ciências e Biologia do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Bragança. Um desejo antigo que foi pacientemente burilado em encontros de trabalho regados a muitas risadas e desvios da “conversa séria” para a elaboração do projeto do curso. Para nós era imprescindível que o curso reverberasse exatamente essa atmosfera, que refletisse a alegria que sempre foi a força motriz de nossos sonhos e projetos, pois entendemos que os processos educacionais não precisam ser enrijecidos, duros, sombrios, fechados em uma sisudez que presume a seriedade daquilo que pretende ser “importante”. É preciso trazer esse detalhe para dizer que o CEENCI foi construído assim: com o cheiro do café quentinho, em meio a alegria do encontro, tecido na força e na coragem das parcerias afetuosas, no compromisso e na vontade de se fazer mais e melhor o que já se fazia. Em julho de 2019, iniciamos nossa primeira turma tendo como objetivo principal promover subsídios para o exercício de uma prática docente mais consistente, inovadora e comprometida com a aprendizagem significativa das Ciências e, consequentemente, com a melhoria da educação brasileira. Desta primeira turma, que iniciou com 45 estudantes, 78% concluíram o curso dentro do prazo estipulado. Esse não é apenas um dado ou número isolado, pois representa nosso enfrentamento e resistência frente a um dos períodos mais duros de nossa história recente: a pandemia de COVID-19. O engajamento do corpo docente e discente do curso, bem como o compromisso que todos assumiram em dar andamento às atividades, mesmo em condições tão adversas, mostra o quanto esse curso foi necessário no processo de formação continuada desses profissionais. Diante desse resultado, e da crescente demanda de profissionais interessados nesse tipo de qualificação, nos mobilizaram a propor uma nova turma em julho de 2022, que certificou 20 novos especialistas em setembro de 2023. Formar professores não é tarefa simples. É preciso estar envolvido, imerso, tocado pelo que se faz. Por isso dizemos que esse curso é um sonho coletivo, semente plantada lá atrás e que, nesse livro, germina em vontades criativas, potentes, prenhes de uma educação que se pretende libertadora. O que trazemos aqui são o resultado dos projetos de investigação elaborados pelos alunos-professores das turmas de 2019 e 2022 do CEENCI materializados em 13 textos povoados de afetos, encontros, esperanças e possibilidades inventivas para um ensino de Ciências mais leve e criativo. São possibilidades que tornam o estudante da Educação Básica protagonista de um processo que, não raramente, o deixa calado, imóvel, sem movimento e apático. Eles nos mostram que é possível ir na contramão disso, e é o que trazemos aqui nesse livro: textos produzidos por professores que acenam um ensino das Ciências da Natureza mobilizado pela criatividade, sociabilidade, pluralidade de saberes e da condição humana em suas múltiplas dimensões: social, cultural, ambiental, ética, estética. Paulo Freire nos ensina que o sonho faz parte da vida... e parte do que um dia sonhamos se materializa nos textos desse livro. Isso nos mobiliza a sonhar mais, e coletivamente, para planejar sua concretude em nossas tardes de encontros regados a café quentinho e muita alegria. São encontros, vivos, potentes, com risadas altas, devaneios, histórias de crianças sapecas, causos de nossas salas de aula, tudo isso e muito mais... É assim que planejamos e tramamos outras formas de sonhar a formação e a docência, e é isso que consideramos nossa melhor marca: sonho tramado com alegria, vidas que sonham, organizam e se envolvem nas linhas da formação. Nos sonhamos e sonhamos outros professores... e nesse caminho vamos professonhando com esperança! Professonhar, não é uma fuga do real, mas uma afirmação de que o real é feito da mesma matéria dos sonhos, visto que, a realidade apreendida por uma atenção cativa é apenas a ínfima parte de uma multiplicidade inapreensível. Sonhar é afirmar o mais puro sentido da terra e dar vazão às coisas do corpo sonhador (NEU, 2019, p. 39). Que seja assim por muito tempo, em direção à formação de novas turmas CEENCI e de novas/outras possibilidades de formar professores, pois tal como Paulo Freire, acreditamos que o sonho é o motor da história. Foram vários sonhos que nos trouxeram até aqui, nos mostrando que o futuro não é destino, fatalidade, ponto de chegada, mas um espaço a ser, continuamente, (re)criado, construído, política, estética e eticamente por todos nós (FREIRE, 1994, p. 91). É a partir desse movimento de formar professores que “sonhamos com uma escola pública capaz, que se vá constituindo aos poucos num espaço de criatividade” (FREIRE, 2006, p. 24). Como sonho coletivo, é preciso agradecer a algumas pessoas que foram fundamentais para a finalização deste livro: ao Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), na pessoa das professoras Moirah Paula Menezes e Nelane Marques por todo apoio ao CEENCI e à elaboração do projeto deste livro; aos autores pelo empenho e dedicação na formatação e revisão dos textos. Que as ideias tecidas nesses textos nos inspirem a novos sonhos e nos levem a professoranças mais leves e alegres. Boa leitura! Sandra Bastos e Lilliane Freitas - UFPA-IECOS-Campus Bragança. Referências FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. FREIRE, Paulo. Educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006 PRECIADO, Paul B. Um Apartamento em Urano: crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. NEU, Fabiano. Espaço do professonhar. In: Sandra Mara Corazza (Org.) Breviário dos sonhos em educação. São Leopoldo: Oikos, 2019. ISBN 978-65-5388-261-4 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-261-4 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Investigações de professores na educação básica: proposições para o ensino de ciências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Investigações de professores na educação básica.pdf | nvestigações de professores na educação básica proposições para o ensino de ciências | 11,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870474/1/Investigações de professores na educação básica.pdfDownload |
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