Desarquive-se: a perseguição às manifestações estudantis no Espírito Santo (1968-1985)

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Lucas Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-09T12:00:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-09T12:00:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
identificador: dc.identifier.otherDesarquive-se: a perseguição às manifestações estudantis no Espírito Santo (1968-1985)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870423-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa vinculada à linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tem por objetivo discutir o Ensino de História numa perspectiva humanista, explorando as potencialidades das fontes documentais escritas, presentes no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), com um recorte temático das manifestações estudantis, durante a Ditadura Civil Militar Brasileira, de 1968 a 1985. Nesse ínterim, o arquivo é considerado como um laboratório de experiências, que aproxima a teoria aprendida em sala de aula da compreensão de como se constitui a metodologia histórica e, por meio dos usos de documentos históricos no ensino de história, aproxima o estudante do conteúdo curricular. Refletir como é constituída a escrita da História, com a necessidade da narrativa histórica para o ensino e aprendizagem, é fundamental para que os estudantes aprimorarem suas capacidades de analisar o mundo. Nessa ótica humanista, onde a experiência tem fundamental contribuição para constituir o saber, serviu como referencial teórico Jörn Rüsen e o conceito de Consciência Histórica, integrado com uma perspectiva que valoriza as sensibilidades, a natureza, a experiência subjetiva, e sobretudo, uma educação que tem a humanização como pilar central do ser humano para um olhar crítico reflexivo, defendido pelo educador Rubem Alves. Com a finalidade de atingir os objetivos, foi proposta uma atividade durante a visita de uma turma de ensino médio ao APEES que consistiu na utilização do acervo do Fundo da Delegacia de Ordem Política e Social do Espírito Santo, especificamente a coleção sobre as manifestações estudantis durante o Regime Civil Militar. Após a atividade, foi aplicado um questionário, para diagnosticar as percepções desses discentes. Ainda, por se tratar de uma pesquisa que une prática e a experiência, o produto educacional proposto é um caderno de mediação, que foi validado por meio da atividade realizada durante a visita ao APEES. Ele tem por finalidade o desenvolvimento de atividades práticas, fundamental para possibilitar a integração da visita ao arquivo público com os documentos nele presentes, fomentando o exercício da cidadania e reflexões frente aos problemas e desafios de estudar esse período da história do Brasil, sobretudo com recorte para o Espírito Santopt_BR
Tamanho: dc.format.extent50,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArquivo Públicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocumentos Escritospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Civil-Militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHumanizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Título: dc.titleDesarquive-se: a perseguição às manifestações estudantis no Espírito Santo (1968-1985)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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