
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alessandra, Francelino Pereira Rocha | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Andréa, Pereira Cândido Scarsanella | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cássio, Pereira de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Janaína, Pereira Mondo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-08T22:05:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-08T22:05:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO DE JONENS E ADULTOS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870421 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo discute a importância do pertencimento e do reconhecimento no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase em suas implicações para os estudos de memória e educação. A partir de uma revisão teórica fundamentada nas obras de autores como Baumeister, Leary, Maslow, Hegel e Honneth, busca-se explorar como esses conceitos influenciam a construção de identidade, a retenção de informações e a interação social dos sujeitos educacionais. A sensação de pertencimento e o reconhecimento no ambiente educacional se mostram essenciais para o desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes, impactando diretamente no engajamento e na motivação para o aprendizado. O principal objetivo desta pesquisa consiste em investigar o papel do o papel do pertencimento e do reconhecimento na EJA, analisando as contribuições para a formação de identidade e para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 576 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PERTENCIAMENTO | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | RECONHECIMENTO | pt_BR |
| Título: dc.title | PERTENCIMENTO E RECONHECIMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE MEMÓRIA E IDENTIDADE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons