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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Branco - IFMG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Leonice | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco, Raquel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-09T00:18:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-09T00:18:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Orientações e estratégias para escolha do livro didático: um olhar a partir da pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870408 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro é o produto educacional apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Branco, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Este material tem por objetivo apresentar orientações e estratégias para a escolha de livros didáticos. Tomamos como perspectiva teórica na construção dessa publicação as discussões propostas pela pedagogia histórico-crítica que defende o papel educativo do ensino dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos. Essa pedagogia parte da concepção de natureza humana proposta por Marx e Engels: o homem necessita produzir continuamente sua existência, e é pelo trabalho que ele age sobre a natureza, adaptando-a às suas necessidades (Saviani, 2003). Considerando o tema abordado nesta publicação, é importante destacar o conceito de ensino e distingui-lo do conceito de educação. O ensino tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico. A pedagogia históricocrítica — a qual defendemos — pressupõe a socialização de um saber elaborado, produzido historicamente, como premissa para a produção de novos saberes, pois só se pode transformar algo ou modificá-lo a partir da sua apropriação (Almeida, 2019). Quanto à educação, conforme a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, “abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Nesta publicação, você encontrará, num primeiro momento, uma discussão sobre a pedagogia histórico-crítica. Em seguida, apresentamos o histórico das políticas públicas do livro didático no Brasil. Tratamos, no tópico seguinte, sobre a importância do livro didático no processo educacional. Por último, trouxemos algumas orientações e estratégias para a escolha de livros didáticos no interior da escola. Esperamos que este livro contribua no fazer diário do professor e dos gestores escolares, em especial os de escola pública, no que se refere à escolha do livro didático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,80MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Orientações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estratégias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | escolha livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
Título: dc.title | Orientações e estratégias para escolha do livro didático: um olhar a partir da pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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