Orientações e estratégias para escolha do livro didático: um olhar a partir da pedagogia histórico-crítica

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Branco - IFMGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Leonice-
Autor(es): dc.contributor.authorFranco, Raquel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-09T00:18:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-09T00:18:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
identificador: dc.identifier.otherOrientações e estratégias para escolha do livro didático: um olhar a partir da pedagogia histórico-críticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870408-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é o produto educacional apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Branco, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Este material tem por objetivo apresentar orientações e estratégias para a escolha de livros didáticos. Tomamos como perspectiva teórica na construção dessa publicação as discussões propostas pela pedagogia histórico-crítica que defende o papel educativo do ensino dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos. Essa pedagogia parte da concepção de natureza humana proposta por Marx e Engels: o homem necessita produzir continuamente sua existência, e é pelo trabalho que ele age sobre a natureza, adaptando-a às suas necessidades (Saviani, 2003). Considerando o tema abordado nesta publicação, é importante destacar o conceito de ensino e distingui-lo do conceito de educação. O ensino tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico. A pedagogia históricocrítica — a qual defendemos — pressupõe a socialização de um saber elaborado, produzido historicamente, como premissa para a produção de novos saberes, pois só se pode transformar algo ou modificá-lo a partir da sua apropriação (Almeida, 2019). Quanto à educação, conforme a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, “abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Nesta publicação, você encontrará, num primeiro momento, uma discussão sobre a pedagogia histórico-crítica. Em seguida, apresentamos o histórico das políticas públicas do livro didático no Brasil. Tratamos, no tópico seguinte, sobre a importância do livro didático no processo educacional. Por último, trouxemos algumas orientações e estratégias para a escolha de livros didáticos no interior da escola. Esperamos que este livro contribua no fazer diário do professor e dos gestores escolares, em especial os de escola pública, no que se refere à escolha do livro didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,80MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOrientaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectestratégiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectescolha livro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Título: dc.titleOrientações e estratégias para escolha do livro didático: um olhar a partir da pedagogia histórico-críticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
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