Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, LUCAS DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-07T19:50:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-07T19:50:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_lssousa.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870377 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a comunidade acadêmica e estudantil as reflexões sobre o ensino de sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a proposição de uma cartilha suplementar ao ensino da modalidade citada, intitulada de: “Uma aventura sociológica para jovens e adultos (EJA)”. Apresentaremos uma discussão teórica sobre a constituição da Educação de Jovens e Adultos ao longo do tempo, seus avanços e desafios, bem como a apresentação sobre o Censo Escolar e a realidade desse seguimento para a justificativa da proposição da temática, e o Exame de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (ENCCEJA) como meio de preparação e também possibilidade de continuidade do processo educacional. Apresentamos brevemente sobre a história da sociologia na realidade brasileira, atrelada a formação docente, e o seu ensino na EJA, e possibilidade metodológicas para o ensino. Discutimos ainda sobre o Programa Nacional do Livro Didático, em especial o PNLD de 2014 que ofertou um conjunto de livro por áreas para a EJA, e a análise desse material em relação a sociologia na qual utilizamos como base para a proposição da cartilha que suplemente esse ensino, abordando quatro temáticas: processo de socialização, movimento sociais, racismo, raça, etnia, e desigualdades sociais no Brasil. Tomamos como base as legislações vigente sobre o ensino da EJA no Brasil, e autores que discutem a temática, como: ARROYO (2019), FREIRE (2010) HADDAD; DI PIETRO (2009), PAVEI (2020) e SOUZA (2020). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 73,5 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos (EJA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | UMA AVENTURA SOCIOLÓGICA PARA JOVENS E ADULTOS (EJA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024_dis_lssousa.pdf | 75,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870377/2/2024_dis_lssousa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons