UMA AVENTURA SOCIOLÓGICA PARA JOVENS E ADULTOS (EJA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, LUCAS DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-07T19:50:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-07T19:50:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_lssousa.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870377-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a comunidade acadêmica e estudantil as reflexões sobre o ensino de sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a proposição de uma cartilha suplementar ao ensino da modalidade citada, intitulada de: “Uma aventura sociológica para jovens e adultos (EJA)”. Apresentaremos uma discussão teórica sobre a constituição da Educação de Jovens e Adultos ao longo do tempo, seus avanços e desafios, bem como a apresentação sobre o Censo Escolar e a realidade desse seguimento para a justificativa da proposição da temática, e o Exame de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (ENCCEJA) como meio de preparação e também possibilidade de continuidade do processo educacional. Apresentamos brevemente sobre a história da sociologia na realidade brasileira, atrelada a formação docente, e o seu ensino na EJA, e possibilidade metodológicas para o ensino. Discutimos ainda sobre o Programa Nacional do Livro Didático, em especial o PNLD de 2014 que ofertou um conjunto de livro por áreas para a EJA, e a análise desse material em relação a sociologia na qual utilizamos como base para a proposição da cartilha que suplemente esse ensino, abordando quatro temáticas: processo de socialização, movimento sociais, racismo, raça, etnia, e desigualdades sociais no Brasil. Tomamos como base as legislações vigente sobre o ensino da EJA no Brasil, e autores que discutem a temática, como: ARROYO (2019), FREIRE (2010) HADDAD; DI PIETRO (2009), PAVEI (2020) e SOUZA (2020).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent73,5 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Título: dc.titleUMA AVENTURA SOCIOLÓGICA PARA JOVENS E ADULTOS (EJA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons