DESINFORMAÇÃO E SALA DE AULA: INSPIRAÇÕES SOCIOLÓGICAS PARA O ENFRENTAMENTO ÀS FAKE NEWS NO AMBIENTE ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, FRANCISCO FABRÍCIO PEREIRA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-07T19:39:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-07T19:39:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_ffpsilva.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870375-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal fornecer subsídios teóricos e metodológicos sociologicamente orientados para os professores e professoras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio visando contribuir para o enfrentamento às fake news e à desinformação dentro da sala de aula e do ambiente escolar como um todo. Apresentamos uma discussão teórica acerca das definições de fake news, capitalismo digital, plataformização da sociedade e o impacto da desinformação para a democracia, além dos seus usos políticos. Discutimos amplamente, também, as múltiplas relações entre fake news, ensino e sociedade. Analisamos as 14 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - 2021, quantificando as definições de fake news e os conteúdos em que o tema era abordado nessas obras. Partindo dos limites e possibilidades presentes nessas coleções, propomos um material didático que possa suprir as deficiências teóricas e metodológicas dos livros e orientar os professores e professoras da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio. O material didático é apresentado em três eixos: discussão teórica sobre as definições de fake news, plataformização da sociedade e, por fim, as propostas de atividades em sala de aula. Como metodologia, utilizamos as orientações de Simone Meucci sobre como analisar o livro didático como um elemento sócio-cultural presente em uma lógica configuracional da sociedade, obedecendo a imperativos editoriais e econômicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,2 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfake newspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Título: dc.titleDESINFORMAÇÃO E SALA DE AULA: INSPIRAÇÕES SOCIOLÓGICAS PARA O ENFRENTAMENTO ÀS FAKE NEWS NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons