A mágica do brincar: a literatura e a brincadeira para o desenvolvimento do letramento racial na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonzaga, Claudia Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorPinho, José Ricardo Dordron de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-07T15:37:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-07T15:37:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-02-
identificador: dc.identifier.otherCLAUDIAGONZAGA2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870368-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como principal objetivo apresentar algumas sugestões de atividades e experiências pedagógicas vistas como motivadoras, que demonstram como o corpo e a literatura participam das práticas de letramento racial na Educação Infantil. Buscando alcançar esse objetivo, foram apresentadas neste trabalho atividades realizadas em uma turma do pré-escolar da Creche e Pré-Escola Municipal Graciesse Luiza da Silva Lourenço, localizada na cidade de Duque de Caxias. Com a utilização de livros infantis “Maria quer ser sereia!”e ” Renatinha“, buscou-se estimular a participação dos alunos no que se refere às práticas de vivências corporais associadas com os enredos apresentados. A metodologia utilizada foi a qualitativa com características de pesquisa-ação, tendo como base a metodologia ativa e a de projetos. A sustentação teórica foi referenciada com: Freitas (1999), Gouvea (2007) e Jovino (2006); a partir dessa base teórica, desenvolveram-se diálogos do tema com os conceitos da corporeidade, das brincadeiras e com o processo de aprendizagem na Educação Infantil. A coleta de dados ocorreu através da observação participante, das anotações do diário de campo, de gravações audiovisuais e de registros fotográficos realizados no decorrer das atividades. Os resultados desta pesquisa indicaram um aumento na consciência racial das crianças, que passaram a reconhecer e valorizar as diferenças entre os colegas, incluindo a importância da representatividade de personagens negras nas histórias e brincadeiras. Esses resultados sugerem que o uso de brincadeiras como recurso didático pode ser uma estratégia eficaz para promover o letramento racial.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCorporeidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleA mágica do brincar: a literatura e a brincadeira para o desenvolvimento do letramento racial na educação infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação étnico-racialpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons