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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonzaga, Claudia Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinho, José Ricardo Dordron de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-07T15:37:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-07T15:37:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | CLAUDIAGONZAGA2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870368 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como principal objetivo apresentar algumas sugestões de atividades e experiências pedagógicas vistas como motivadoras, que demonstram como o corpo e a literatura participam das práticas de letramento racial na Educação Infantil. Buscando alcançar esse objetivo, foram apresentadas neste trabalho atividades realizadas em uma turma do pré-escolar da Creche e Pré-Escola Municipal Graciesse Luiza da Silva Lourenço, localizada na cidade de Duque de Caxias. Com a utilização de livros infantis “Maria quer ser sereia!”e ” Renatinha“, buscou-se estimular a participação dos alunos no que se refere às práticas de vivências corporais associadas com os enredos apresentados. A metodologia utilizada foi a qualitativa com características de pesquisa-ação, tendo como base a metodologia ativa e a de projetos. A sustentação teórica foi referenciada com: Freitas (1999), Gouvea (2007) e Jovino (2006); a partir dessa base teórica, desenvolveram-se diálogos do tema com os conceitos da corporeidade, das brincadeiras e com o processo de aprendizagem na Educação Infantil. A coleta de dados ocorreu através da observação participante, das anotações do diário de campo, de gravações audiovisuais e de registros fotográficos realizados no decorrer das atividades. Os resultados desta pesquisa indicaram um aumento na consciência racial das crianças, que passaram a reconhecer e valorizar as diferenças entre os colegas, incluindo a importância da representatividade de personagens negras nas histórias e brincadeiras. Esses resultados sugerem que o uso de brincadeiras como recurso didático pode ser uma estratégia eficaz para promover o letramento racial. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | A mágica do brincar: a literatura e a brincadeira para o desenvolvimento do letramento racial na educação infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação étnico-racial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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CLAUDIAGONZAGA2024PRODEDUC.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870368/2/CLAUDIAGONZAGA2024PRODEDUC.pdfDownload |
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