Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Effgen, Jacqueline Pilger | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Victor, Valci Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-07T15:31:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-07T15:31:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Jaqueline Pilger Effgen | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870367 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional, Roteiro pedagógico: práticas educativas e formativas de acolhimento e socialização dos estudantes ingressantes no ensino médio integrado, é fruto de uma pesquisa aplicada ao ensino médio integrado a partir do resultado da dissertação de mestrado, Acolhimento e integração estudantil no ensino médio integrado: um roteiro pedagógico para orientação de estudantes ingressantes. Nesse sentido, o material educativo é destinado aos profissionais da educação, gestão educacional, professores, equipe pedagógica e administrativa, e estudantes do ensino médio integrado e extensivo aos demais níveis, etapas e modalidades de ensino, na educação pública e privada. É pensado também, para abrir espaços e caminhos para diversas instituições de ensino que compreendem a importância da construção de elos sociais concisos, por meio do respeito, do diálogo, da escuta ativa e da convivência social saudável, levando em consideração a autonomia, identidade e liberdade de usar, de revisar, de modificar e adaptar este roteiro, conforme as necessidades de cada instituição, possibilitando a transposição pedagógica e didática, como material de apoio complementar ou paralelo. É importante refletir que acolher é uma responsabilidade de todos os agentes educacionais. Assim, convido todos os leitores a mergulharem e se permitirem nessas próximas páginas a se desprenderem das amarras mecanicistas e tradicionais de ensino, contribuindo para a formação de jovens que saibam viver em sociedade, que tenham espírito colaborativo e construam relacionamentos saudáveis e inclusivos. O compromisso deste produto é com a formação humana integral do estudante, ou seja, uma formação para vida e para o mundo do trabalho. Valorizamos a subjetividade e singularidade do estudante como um sujeito ativo, com voz e sentimentos, em que o contexto e a afetividade têm muita relevância. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1393 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | acolhimento estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação humana | pt_BR |
Título: dc.title | Roteiro Pedagógico: Práticas Educativas e Formativas de Acolhimento e Socialização dos Estudantes Ingressantes no Ensino Médio Integrado. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Eventos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Jaqueline Pilger Effgen.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870367/2/Produto Educacional_Jaqueline Pilger Effgen.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons