Roteiro Pedagógico: Práticas Educativas e Formativas de Acolhimento e Socialização dos Estudantes Ingressantes no Ensino Médio Integrado.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEffgen, Jacqueline Pilger-
Autor(es): dc.contributor.authorVictor, Valci Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-07T15:31:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-07T15:31:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-13-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Jaqueline Pilger Effgenpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870367-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional, Roteiro pedagógico: práticas educativas e formativas de acolhimento e socialização dos estudantes ingressantes no ensino médio integrado, é fruto de uma pesquisa aplicada ao ensino médio integrado a partir do resultado da dissertação de mestrado, Acolhimento e integração estudantil no ensino médio integrado: um roteiro pedagógico para orientação de estudantes ingressantes. Nesse sentido, o material educativo é destinado aos profissionais da educação, gestão educacional, professores, equipe pedagógica e administrativa, e estudantes do ensino médio integrado e extensivo aos demais níveis, etapas e modalidades de ensino, na educação pública e privada. É pensado também, para abrir espaços e caminhos para diversas instituições de ensino que compreendem a importância da construção de elos sociais concisos, por meio do respeito, do diálogo, da escuta ativa e da convivência social saudável, levando em consideração a autonomia, identidade e liberdade de usar, de revisar, de modificar e adaptar este roteiro, conforme as necessidades de cada instituição, possibilitando a transposição pedagógica e didática, como material de apoio complementar ou paralelo. É importante refletir que acolher é uma responsabilidade de todos os agentes educacionais. Assim, convido todos os leitores a mergulharem e se permitirem nessas próximas páginas a se desprenderem das amarras mecanicistas e tradicionais de ensino, contribuindo para a formação de jovens que saibam viver em sociedade, que tenham espírito colaborativo e construam relacionamentos saudáveis e inclusivos. O compromisso deste produto é com a formação humana integral do estudante, ou seja, uma formação para vida e para o mundo do trabalho. Valorizamos a subjetividade e singularidade do estudante como um sujeito ativo, com voz e sentimentos, em que o contexto e a afetividade têm muita relevância.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1393 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectacolhimento estudantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação humanapt_BR
Título: dc.titleRoteiro Pedagógico: Práticas Educativas e Formativas de Acolhimento e Socialização dos Estudantes Ingressantes no Ensino Médio Integrado.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEventospt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons