Nas trilhas do Cabo: produção de significados matemáticos em cenários para investigação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Marcos Monteiro-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Edite Resende-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-07T15:30:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-07T15:30:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-10-
identificador: dc.identifier.otherMARCOSNASCIMENTO2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870366-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, intitulado Nas Trilhas do Cabo: Produção de Significados em Cenários para Investigação, é um jogo de tabuleiro composto por situações- problema e foi desenvolvido durante a elaboração da dissertação “Resolução de Problemas Aditivos em Cenários para Investigação: Produção de Significados Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, do Colégio Pedro II. A fundamentação teórica que delineou esta produção resulta dos estudos de Skovsmose, sobre a Educação Matemática Crítica e os Cenários para Investigação; de Vergnaud, acerca do Campo Conceitual Aditivo; e de Grando e Muniz, relacionados ao uso de jogos no ensino e na aprendizagem de Matemática. O material tem como objetivo propiciar a produção de significados matemáticos pelos alunos na resolução de problemas aditivos em cenários para investigação. Ele é formado por duas unidades temáticas, sendo a primeira com foco na apresentação de conceitos que embasam o produto educacional, e a segunda, pelo manual de aplicação do jogo, assim como, as peças que o compõem. As situações-problema que formam as cartas do tabuleiro foram criadas a partir dos contextos e vivências dos alunos que participaram da pesquisa e de situações que não se relacionam às suas realidades. Assim, espera-se que este Produto Educacional auxilie os alunos na construção de conceitos matemáticos, estimulando-os a compreenderem as ideias dos problemas aditivos e a identificarem as operações para sua resolução. Deseja-se, também, que outros professores possam utilizá-lo em suas práticas pedagógicas, adequando-o conforme suas necessidades.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino fundamental - Anos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCampo Conceitual Aditivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de significadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvestigações matemáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
Título: dc.titleNas trilhas do Cabo: produção de significados matemáticos em cenários para investigaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons