Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Marcos Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Edite Resende | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-07T15:30:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-07T15:30:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARCOSNASCIMENTO2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870366 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, intitulado Nas Trilhas do Cabo: Produção de Significados em Cenários para Investigação, é um jogo de tabuleiro composto por situações- problema e foi desenvolvido durante a elaboração da dissertação “Resolução de Problemas Aditivos em Cenários para Investigação: Produção de Significados Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, do Colégio Pedro II. A fundamentação teórica que delineou esta produção resulta dos estudos de Skovsmose, sobre a Educação Matemática Crítica e os Cenários para Investigação; de Vergnaud, acerca do Campo Conceitual Aditivo; e de Grando e Muniz, relacionados ao uso de jogos no ensino e na aprendizagem de Matemática. O material tem como objetivo propiciar a produção de significados matemáticos pelos alunos na resolução de problemas aditivos em cenários para investigação. Ele é formado por duas unidades temáticas, sendo a primeira com foco na apresentação de conceitos que embasam o produto educacional, e a segunda, pelo manual de aplicação do jogo, assim como, as peças que o compõem. As situações-problema que formam as cartas do tabuleiro foram criadas a partir dos contextos e vivências dos alunos que participaram da pesquisa e de situações que não se relacionam às suas realidades. Assim, espera-se que este Produto Educacional auxilie os alunos na construção de conceitos matemáticos, estimulando-os a compreenderem as ideias dos problemas aditivos e a identificarem as operações para sua resolução. Deseja-se, também, que outros professores possam utilizá-lo em suas práticas pedagógicas, adequando-o conforme suas necessidades. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Ensino fundamental - Anos iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Campo Conceitual Aditivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de significado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Investigações matemáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
Título: dc.title | Nas trilhas do Cabo: produção de significados matemáticos em cenários para investigação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARCOSNASCIMENTO2024PRODEDUC.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870366/2/MARCOSNASCIMENTO2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons