Arquivo: Video Educat Fisio UTI 22.mp4

VÍDEO EDUCATIVO PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE COMPETÊNCIAS MÍNIMAS PARA O ESTÁGIO EM AMBIENTE HOSPITALAR NA GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBastos, Jakeline de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Ana Emília Vita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-05T21:55:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-05T21:55:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
identificador: dc.identifier.otherVídeo Educativo Fisioterapiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870322-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: Para dar início ao estágio hospitalar, dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), os graduandos de Fisioterapia precisam ter ciência e como conduta, o que são base para a sua introdução neste novo ambiente de aprendizagem, baseando-se na Diretriz Curricular Nacional do curso de Fisioterapia e no Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar um produto didático-pedagógico quanto às competências mínimas para o estágio em UTI na graduação de Fisioterapia. Método: A 1ª etapa do estudo foi constituída por pesquisa exploratória transversal e descritiva, na qual participaram 21 fisioterapeutas que atuam na área de estágio hospitalar supervisionado. A coleta de dados foi por meio da técnica de amostragem ‘Bola de Neve’. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (frequência, porcentagem, média, mediana, desvio padrão). A 2ª etapa consistiu na elaboração do PTT educacional, a partir da pesquisa de literatura e da pesquisa transversal. A 3ª etapa foi composta pela validação do roteiro do vídeo por juízes especialistas e avaliação pelo público-alvo. O produto proposto foi a produção de um vídeo educativo animado como ferramenta de ensino-aprendizagem no ambiente de uti para graduandos de fisioterapia. Tendo como objetivo preparar os discentes para a introdução neste ambiente. Resultado: Nos resultados percebeu-se uma tendencia a concordância dos juízes especialistas e do público-alvo aos instrumentos de validação, verificando-se uma avaliação positiva. O PTT (vídeo educativo) foi organizado a partir dos seguintes temas: Modos e parâmetros ventilatórios: tubo oro traqueal, traqueostomia, VNI; Droga: vasoativa, sedativos; Exames: imagem, laboratoriais; Parâmetros hemodinâmicos: frequência cardíaca, respiratória, saturação de O2, pressão arterial, temperatura; Balanço hídrico: negativo e positivo; Transporte hospitalar: avaliação fisioterapêutica durante o transporte intra e inter hospitalar; Formação humanística. Cada tema está disponibilizado um breve delineamento temático e a possibilidade de aprofundamento teórico pode se dá por meio da bibliografia disponibilizada ao final do vídeo. Conclusão: Considerando que o estágio em UTI requer habilidades técnicas e humanísticas relevantes para o cuidado ao paciente, espera-se que o PTT (vídeo educativo) possa contribuir para mudanças comportamentais nos graduandos de fisioterapia potencializando a assistência prestada e dando valor aos processos efetivos de trabalho e cuidado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent47,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeFilme MPEG-4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFisioterapiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGraduaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUTIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleVÍDEO EDUCATIVO PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE COMPETÊNCIAS MÍNIMAS PARA O ESTÁGIO EM AMBIENTE HOSPITALAR NA GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PRODUTO TÉCNICO-TECNOLÓGICO PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE COMPETÊNCIAS MÍNIMAS PARA O ESTÁGIO EM AMBIENTE HOSPITALAR NA GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIApt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons