Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bastos, Jakeline de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Ana Emília Vita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-05T21:55:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-05T21:55:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo Educativo Fisioterapia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870322 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: Para dar início ao estágio hospitalar, dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), os graduandos de Fisioterapia precisam ter ciência e como conduta, o que são base para a sua introdução neste novo ambiente de aprendizagem, baseando-se na Diretriz Curricular Nacional do curso de Fisioterapia e no Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar um produto didático-pedagógico quanto às competências mínimas para o estágio em UTI na graduação de Fisioterapia. Método: A 1ª etapa do estudo foi constituída por pesquisa exploratória transversal e descritiva, na qual participaram 21 fisioterapeutas que atuam na área de estágio hospitalar supervisionado. A coleta de dados foi por meio da técnica de amostragem ‘Bola de Neve’. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (frequência, porcentagem, média, mediana, desvio padrão). A 2ª etapa consistiu na elaboração do PTT educacional, a partir da pesquisa de literatura e da pesquisa transversal. A 3ª etapa foi composta pela validação do roteiro do vídeo por juízes especialistas e avaliação pelo público-alvo. O produto proposto foi a produção de um vídeo educativo animado como ferramenta de ensino-aprendizagem no ambiente de uti para graduandos de fisioterapia. Tendo como objetivo preparar os discentes para a introdução neste ambiente. Resultado: Nos resultados percebeu-se uma tendencia a concordância dos juízes especialistas e do público-alvo aos instrumentos de validação, verificando-se uma avaliação positiva. O PTT (vídeo educativo) foi organizado a partir dos seguintes temas: Modos e parâmetros ventilatórios: tubo oro traqueal, traqueostomia, VNI; Droga: vasoativa, sedativos; Exames: imagem, laboratoriais; Parâmetros hemodinâmicos: frequência cardíaca, respiratória, saturação de O2, pressão arterial, temperatura; Balanço hídrico: negativo e positivo; Transporte hospitalar: avaliação fisioterapêutica durante o transporte intra e inter hospitalar; Formação humanística. Cada tema está disponibilizado um breve delineamento temático e a possibilidade de aprofundamento teórico pode se dá por meio da bibliografia disponibilizada ao final do vídeo. Conclusão: Considerando que o estágio em UTI requer habilidades técnicas e humanísticas relevantes para o cuidado ao paciente, espera-se que o PTT (vídeo educativo) possa contribuir para mudanças comportamentais nos graduandos de fisioterapia potencializando a assistência prestada e dando valor aos processos efetivos de trabalho e cuidado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 47,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Filme MPEG-4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Graduação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | UTI | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | VÍDEO EDUCATIVO PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE COMPETÊNCIAS MÍNIMAS PARA O ESTÁGIO EM AMBIENTE HOSPITALAR NA GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PRODUTO TÉCNICO-TECNOLÓGICO PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE COMPETÊNCIAS MÍNIMAS PARA O ESTÁGIO EM AMBIENTE HOSPITALAR NA GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Video Educat Fisio UTI 22.mp4 | 46,71 MB | MP4 | /bitstream/capes/870322/1/Video Educat Fisio UTI 22.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons