Arquivo: A INTERAÇÃO DIALÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA..mp4

A INTERAÇÃO DIALÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLucia de Pinho, Grasiela-
Autor(es): dc.contributor.authorJuliani, Douglas Paulesky-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-05T15:20:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-05T15:20:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-26-
identificador: dc.identifier.otherApresentação usada na oficinapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870319-
Resumo: dc.description.abstractA extensão faz parte dos pilares da educação brasileira, se inter-relacionando com o ensino e a pesquisa e com isso promovendo o compartilhamento de saberes científicos da academia e os saberes práticos advindos da comunidade, em busca de um conhecimento novo e transformador da realidade. Segundo a Política Nacional de Extensão Universitária, a extensão possui entre seus objetivos ser instrumento de mudança social, com compromisso, justiça, solidariedade e democracia. Além disso, a extensão visa integrar as instituições de ensino, alunos e comunidade, para que haja troca de saberes e o compartilhamento do que é produzido nas instituições para a comunidade. É válido ressaltar que a compreensão do que é extensão e da sua importância para a educação mudaram de acordo com os anos. Hoje em dia se compreende que para realizar as atividades extensionistas é necessário que ocorra interação dialógica entre docente, aluno e comunidade, reconhecendo e compartilhando todas as formas de saberes, com vista a construir de forma coletiva novos conhecimentos. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar como ocorre a interação dialógica nas etapas que envolvem os projetos de extensão, tendo como local de estudo o Instituto Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de documentos oficiais a respeito da extensão no IFSC, e também, utilizou como procedimento técnico a análise documental. Esses dados foram analisados à luz do referencial teórico coletado. O produto educacional desenvolvido visa capacitar os servidores à práticas dialógicas em todas as etapas de concepção, planejamento e execução de um projeto de extensão e para isso foi realizado em duas etapas. A primeira trata-se da produção de oficina pedagógica, com objetivo a capacitação e orientação da comunidade interna do IFSC e em paralelo, como complemento do produto educacional, realizou-se uma customização no sistema gerencial institucional, com objetivo a facilitar o sistema de busca das ações de extensão desenvolvidas nos câmpus do IFSC, potencializando o acompanhamento das ações tanto para a comunidade interna como externa ao IFSC.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInteração Dialógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIFSCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficinapt_BR
Título: dc.titleA INTERAÇÃO DIALÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons