Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lucia de Pinho, Grasiela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Juliani, Douglas Paulesky | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-05T15:20:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-05T15:20:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Apresentação usada na oficina | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870319 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A extensão faz parte dos pilares da educação brasileira, se inter-relacionando com o ensino e a pesquisa e com isso promovendo o compartilhamento de saberes científicos da academia e os saberes práticos advindos da comunidade, em busca de um conhecimento novo e transformador da realidade. Segundo a Política Nacional de Extensão Universitária, a extensão possui entre seus objetivos ser instrumento de mudança social, com compromisso, justiça, solidariedade e democracia. Além disso, a extensão visa integrar as instituições de ensino, alunos e comunidade, para que haja troca de saberes e o compartilhamento do que é produzido nas instituições para a comunidade. É válido ressaltar que a compreensão do que é extensão e da sua importância para a educação mudaram de acordo com os anos. Hoje em dia se compreende que para realizar as atividades extensionistas é necessário que ocorra interação dialógica entre docente, aluno e comunidade, reconhecendo e compartilhando todas as formas de saberes, com vista a construir de forma coletiva novos conhecimentos. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar como ocorre a interação dialógica nas etapas que envolvem os projetos de extensão, tendo como local de estudo o Instituto Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de documentos oficiais a respeito da extensão no IFSC, e também, utilizou como procedimento técnico a análise documental. Esses dados foram analisados à luz do referencial teórico coletado. O produto educacional desenvolvido visa capacitar os servidores à práticas dialógicas em todas as etapas de concepção, planejamento e execução de um projeto de extensão e para isso foi realizado em duas etapas. A primeira trata-se da produção de oficina pedagógica, com objetivo a capacitação e orientação da comunidade interna do IFSC e em paralelo, como complemento do produto educacional, realizou-se uma customização no sistema gerencial institucional, com objetivo a facilitar o sistema de busca das ações de extensão desenvolvidas nos câmpus do IFSC, potencializando o acompanhamento das ações tanto para a comunidade interna como externa ao IFSC. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Interação Dialógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | IFSC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina | pt_BR |
Título: dc.title | A INTERAÇÃO DIALÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Apresentaçãoo.pdf | Apresentação usada na oficina pedagógica | 421,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870319/2/Apresentaçãoo.pdfDownload |
A INTERAÇÃO DIALÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA..mp4 | Gravação da oficina aplicada | 123,3 MB | MP4 | /bitstream/capes/870319/3/A INTERAÇÃO DIALÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA..mp4Download |
Cópia de Produto Educacional.pdf | Encarte do produto educacional elaborado | 30,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870319/4/Cópia de Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons