Práticas de Ensino de História: Interpretações da resistência e protagonismo das mulheres escravizadas em Alagoas para o EMI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastilho, Fábio Francisco de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, João Vitor da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-04T13:13:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-04T13:13:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
identificador: dc.identifier.otherPráticas de Ensino de História interpretações da Resistência e protagonismo das mulheres escravizadas em Alagoas para o EMI.pdf (2)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870299-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional foi desenvolvido no âmbito do projeto “Perspectivas do Ensino Integrado e a elaboração de Produtos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica”. Seu objetivo é abordar as questões de gênero no processo de resistência ao escravismo e busca por liberdade em Alagoas no final do século XIX. A ideia é proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma ferramenta que apresente o papel feminino e o seu protagonismo na luta pela liberdade.Para atingir o escopo, agrupamos as notícias selecionadas em cinco eixos de análise. A intenção foi demonstrar como as mulheres escravizadas encontraram diferentes estratégias para resistir ao cativeiro. Nas histórias contadas, procuramos perceber ora a resiliência e ora a autonomia que confere o protagonismo em suas próprias vidas, afastando interpretações inadequadas de uma postura complacente e passiva dos escravizados na História do Brasil. Dessa forma, o material se propõe a privilegiar a ação das personagens em diferentes estratégias e maneiras de resistir. A elaboração do Produto ainda atende uma perspectiva de trazer para a sala de aula do ensino médio integrado um ponto de vista mais atual e interativo, com respaldo em pesquisas recentes e debates acadêmicos atualizados. Dessa forma, o ensino de história se torna mais dinâmico, integral e propositivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent92MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscravizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória de Alagoaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResistênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeriódicospt_BR
Título: dc.titlePráticas de Ensino de História: Interpretações da resistência e protagonismo das mulheres escravizadas em Alagoas para o EMIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Profept/ALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons