Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Castilho, Fábio Francisco de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, João Vitor da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-04T13:13:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-04T13:13:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Práticas de Ensino de História interpretações da Resistência e protagonismo das mulheres escravizadas em Alagoas para o EMI.pdf (2) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870299 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional foi desenvolvido no âmbito do projeto “Perspectivas do Ensino Integrado e a elaboração de Produtos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica”. Seu objetivo é abordar as questões de gênero no processo de resistência ao escravismo e busca por liberdade em Alagoas no final do século XIX. A ideia é proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma ferramenta que apresente o papel feminino e o seu protagonismo na luta pela liberdade.Para atingir o escopo, agrupamos as notícias selecionadas em cinco eixos de análise. A intenção foi demonstrar como as mulheres escravizadas encontraram diferentes estratégias para resistir ao cativeiro. Nas histórias contadas, procuramos perceber ora a resiliência e ora a autonomia que confere o protagonismo em suas próprias vidas, afastando interpretações inadequadas de uma postura complacente e passiva dos escravizados na História do Brasil. Dessa forma, o material se propõe a privilegiar a ação das personagens em diferentes estratégias e maneiras de resistir. A elaboração do Produto ainda atende uma perspectiva de trazer para a sala de aula do ensino médio integrado um ponto de vista mais atual e interativo, com respaldo em pesquisas recentes e debates acadêmicos atualizados. Dessa forma, o ensino de história se torna mais dinâmico, integral e propositivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 92MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escravização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História de Alagoas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas de Ensino de História: Interpretações da resistência e protagonismo das mulheres escravizadas em Alagoas para o EMI | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Profept/AL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons