Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SACARDO, MILENA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCCAS, SIMONE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-04T12:39:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-04T12:39:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | AVALIAÇÃO E AXIOLOGIA: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870298 | - |
Resumo: dc.description.abstract | INTRODUÇÃO O desenvolvimento desse Produto Educacional foi motivado pela importância e conjuntamente pela dificuldade existentes em torno da temática da avaliação educacional. Considerando nossas experiências enquanto alunas, professoras e também pesquisadoras da Área de Ensino, percebemos algumas fragilidades no ato avaliativo. É sabido que dentre as muitas atribuições da docência, o ato de avaliar se faz presente, porém é tido como complexo, afligindo professores de diferentes áreas de formação. Se questionarmos alguém sobre como eram as avaliações na época da escola, a resposta provavelmente será que era marcada uma data, havia muito conteúdo para estudar, o professor entregava uma folha com algumas questões e estipulava um tempo para entrega. Esse fato, ainda acontece frequentemente nos dias atuais, revelando um certo despreparo por parte dos docentes para avaliar seus próprios alunos. De acordo com Luckesi (2011) esse despreparo resulta da falta de formação recebida a respeito do tema. O sistema educacional preza por uma classificação e seletividade dos alunos, sendo assim o professor replica essa tarefa baseando-se nas suas vivências. O mesmo autor pontua a necessidade dos professores aprenderem a avaliar, não bastando conhecer as bases teóricas que permeiam a temática, mas sim praticar a avaliação posta por pesquisadores da área dentro de sala de aula. Nesse contexto, observa-se muitas vezes a prática dos exames pelos professores, pois praticam o que é proposto pelo sistema, classificando, selecionando e para tanto excluindo os alunos. Por mais que autores (Carvalho e Gil-Pérez, 2011; Luckesi, 2011) evidenciem deficiências formativas com relação ao ato avaliativo, os professores avaliam da forma que sabem, afinal o sistema educacional solicita ao término de um período uma nota para expressar a aprendizem do aluno, a qual, por sua vez, resulta das avaliações. Sendo assim, o professor avalia desconhecendo este processo importante, e muitas vezes o reduz a um momento para dar notas ao aluno. Dessa forma, nos suscitam alguns questionamentos: O que é avaliar? Qual a qualidade do conteúdo que está sendo ensinado? De que modo captar os indícios da aprendizagem? Existe uma relação entre o que está sendo avaliado e o objetivo de 10 ensino estabelecido pelo professor? Como pontuar a qualidade das respostas? Como valorar as atividades avaliativas? É perceptível que tal processo não é tão simples quanto parece, por isso, diante de todos esses questionamentos fomos buscar respostas, objetivando compreender esta valoração. Partimos da perspectiva da Axiologia, ciência que estuda os valores conferidos aos objetos às pessoas e às situações. Ao avaliar alguma coisa expressamos um ou mais valores, o fato é que a todo momento fazemos isso, pois como esclarecem Lucas (2014) e Frondizi (1977) o ato de avaliar é intrínseco aos seres humanos. Compreendemos ao longo das pesquisas e das leituras dos autores mencionados neste trabalho que embora ambos os assuntos, avaliação e axiologia, sejam complexos, eles se complementam, pois, o processo educativo é construído em valores, sendo assim, entende-se que essa relação professor-aluno é pautada em valores. Acreditamos que nessa relação está o valor, seja ele de polaridade positiva ou negativa (desvalor). O processo de valoração se constitui mediante relações, como proposta pela Axiologia Relacional Pedagógica (ARP), de Lucas (2014). Assim, considerando os referenciais utilizados nesta pesquisa e com a finalidade de nortear nosso processo investigativo, configuramos a seguinte questão de pesquisa: Quais valores relacionais podem ser evidenciados por professores que ensinam Ciências, mediante as suas participações em um curso pautado na Axiologia Relacional Pedagógica, com vistas à compreensão do processo da avaliação educacional? A partir da questão norteadora objetivamos nesta pesquisa identificar os valores relacionais evidenciados por professores que ensinam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participarem de um curso de formação continuada/em serviço, envolvendo as temáticas de Avaliação Educacional e Axiologia Relacional Pedagógica. Considerando o objetivo geral elencado, o Produto Educacional visa apresentar um curso de formação continuada/em serviço envolvendo as temáticas de Avaliação Educacional e Axiologia Relacional Pedagógica voltado a professores que ensinam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 11 Assim, considerando o ato avaliativo pertinente e relevante para os processos de ensino e de aprendizagem, porém pouco explorado nos cursos de licenciatura, pretendemos articular uma formação no âmbito da avalição educacional integrada a uma perspectiva axiológica, com o intuito de oportunizar aos professores uma formação mais consistente no que diz respeito ao processo avaliativo. Nas próximas seções são apresentados o referencial teóricometodológico que fundamentou a pesquisa, o cronograma completo do curso formativo e as descrições das atividades elaboradas para cada um dos encontros, bem como a descrição do relato de implementação do curso formativo. Por último evidenciamos as considerações finais referentes à aplicação deste Produto Educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,82 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Axiologia Relacional Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada/em serviço de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Valores. | pt_BR |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO E AXIOLOGIA: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MILENA SACARDO.pdf | 4,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870298/2/MILENA SACARDO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons