Modelagem sustentável - Transformando pneus em vasos com uso da Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Junior, Jerry Augusto Macedo-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorFialho, Roberto Paulo Bibas-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Maria de Lourdes Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-02T18:49:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-02T18:49:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
identificador: dc.identifier.otherModelagem sustentável - Transformando pneus em vasos com uso da Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870287-
Resumo: dc.description.abstractEste livro surge como uma proposta para o ensino de matemática, explorando a criatividade e a aplicação prática dos conceitos de volume do cilindro através da Modelagem Matemática. Com o tema central focado na construção de vasos para plantas utilizando pneus, o texto vai além dos números e fórmulas tradicionais, propondo um aprendizado contextualizado que une a teoria matemática com o mundo real. A matemática precisa urgentemente romper com o modelo tradicional de aulas expositivas e explorar novas formas de motivar os alunos a aprender, especialmente em uma disciplina frequentemente vista como desafiadora. A modelagem matemática é uma ferramenta poderosa que permite aos alunos compreenderem e resolverem problemas reais ao traduzirem situações do cotidiano em termos matemáticos. Neste livro, o uso de pneus como material base não é apenas uma abordagem sustentável, mas também uma maneira de conectar os conceitos de geometria, proporção, volume e otimização a atividades concretas e envolvente, para alunos, preferencialmente, a partir do 9º ano do Ensino fundamental. O processo de modelagem aqui apresentado guia os leitores a desenvolverem um pensamento crítico, ao mesmo tempo em que transformam espaços internos e externos de escolas em ambientes mais verdes e agradáveis. E também incentivando os professores a desenvolver outras formas de modelagem no ambiente escolar. Aos leitores fica o contive para explorar as múltiplas etapas da modelagem matemática, desde a concepção e planejamento dos vasos até a execução e análise dos resultados. Essa abordagem prática e interdisciplinar destaca a importância da matemática como uma ciência viva, capaz de criar soluções para os desafios do dia a dia, ao mesmo tempo em que promove uma aprendizagem significativa e duradoura.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent364pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVolume do Cilindropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReciclagempt_BR
Título: dc.titleModelagem sustentável - Transformando pneus em vasos com uso da Matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais