Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Maticoli, Alexandre de Oliveira Legendre Michele Anselmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-02T14:35:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-02T14:35:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ebook Memes em Ciências-Michele Anselmo Maticoli - versão final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870283 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este ebook é o resultado de uma pesquisa aprofundada sobre o potencial dos memes como recursos educacionais no ensino de Ciências na Educação Básica. Com o aumento do uso da tecnologia e a necessidade de estratégias inovadoras de ensino, os memes emergiram como uma ferramenta criativa e eficaz para engajar os alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico. Ao longo deste ebook, exploramos o contexto atual da educação, destacando os desafios enfrentados por professores e alunos, especialmente durante o período de aulas remotas devido à pandemia da COVID-19. Discutimos a importância de recursos visuais e interativos no processo de ensino-aprendizagem e como os memes podem preencher essa lacuna, proporcionando uma abordagem divertida e acessível para o ensino de conceitos científicos. Apresentamos uma revisão dos fundamentos teóricos que embasam o uso de memes no contexto educacional, incluindo teorias de aprendizagem, cultura digital e multimodalidade. Descrevemos o processo de pesquisa realizado, incluindo, análise de dados e desenvolvimento de uma sequência didática utilizando memes no ensino de Ligações Químicas. Apresentamos os resultados obtidos da pesquisa, destacando a aceitação e eficácia dos memes como recursos educacionais, bem como as contribuições para o ensino de Ciências na Educação Básica. Fornecemos recomendações práticas para professores interessados em integrar memes em suas práticas de ensino, juntamente com sugestões para futuras pesquisas nessa área. Este ebook visa compartilhar conhecimentos, insights e práticas inovadoras que podem inspirar e capacitar educadores a explorarem novas formas de ensino e aprendizado, aproveitando o potencial criativo e motivador dos memes no contexto educacional atual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Memes no ensino. Cultura digital. Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | MEMESCIENCE: UM E-BOOK SOBRE MEMES EM CIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Anos final do ensino fundamental e ensino médio – Química e/ou Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons