Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Joelson Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-01T18:45:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-01T18:45:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Geografia Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão Final tem uma abordagem qualitativa e base bibliográfica. Investiga o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia, destacando sua importância no desenvolvimento das habilidades geográficas dos alunos. No marco teórico, explora o uso das TDICs para aprimorar a compreensão de mapas e habilidades geográficas, enfatizando a personalização de mapas como método de ensino. Também aborda a acessibilidade e facilidade de uso das TDICs no contexto educacional. O estudo analisa os desafios enfrentados pelos educadores na integração das TDICs no ensino de Geografia, como (i) desigualdades de acesso; (ii) falta de infraestrutura escolar; e (iii) resistência dos professores a novas metodologias. No entanto, não se limita a identificar obstáculos, apresentando estratégias para adaptar o uso das TDICs a diferentes faixas etárias e níveis de aprendizado, envolvendo os alunos com ferramentas tecnológicas pertinentes ao seu cotidiano. Os resultados indicam o potencial que as TDICs representam, como o Google Earth e o Google Maps, no ensino de Geografia, proporcionando abordagens interativas e envolventes que aprimoram a interpretação de mapas e habilidades geográficas dos alunos além de preparar os estudantes para um mundo digital e complexo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 908 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TDICs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Possibilidades nas aulas de Geografia com o uso do Google Earth e do Google Maps como recurso pedagógico no ensino de Geografia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Geografia Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.pdf | 907.23 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870254/2/Geografia Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons