"O romance Torto arado na sala de aula: aprendizagem histórica e relações étnico-raciais"

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Alex-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-01T12:22:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-01T12:22:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Alexpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870252-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre as potencialidades do romance Torto arado (2019), de Itamar Vieira Júnior, para o processo de aprendizagem histórica, compreendendo a obra literária como produto de uma cultura histórica. A pesquisa é fruto da investigação desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Ensino de história (ProfHistória), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Sustenta-se teoricamente nos estudos da Didática da História e da Educação Histórica, defendidas por teóricos como Jörn Rüsen e Maria Auxiliadora Schmidt. A obra literária em destaque é analisada em suas diversas dimensões, seja no aspecto científico, visto que ganhou substância a partir das experiências profissional e acadêmica do escritor; seja na perspectiva política do autor quanto à relação com a história e as relações étnico-raciais, observada em entrevistas e pronunciamentos; e, por fim, o sucesso editorial do romance e a sua repercussão entre as mais diversas linguagens artísticas, mídias de comunicação e discussões acadêmicas. Tomando essa complexidade na construção do romance e, principalmente os temas abordados em seu enredo, buscamos, com base na análise de conteúdo de atividades aplicadas com estudantes do 1o Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Democrático de Ibicoara-Ba, explorar o alcance da narrativa ficcional como dispositivo de mobilização e engajamento dos estudantes na discussão da história do negro na formação histórico-social do Brasil. Torto arado é um fenômeno editorial porque, além de ter sido construído com uma linguagem bem elaborada e ter se baseado em uma realidade histórica e social palpável, também trata de assuntos que a sociedade contemporânea tem cada vez mais ansiado por ver postos nos mais diversos espaços de expressão. Além das questões de gênero, o tema que mais se destaca é o das relações étnico-raciais na formação do nosso território. Tentando trazer isso para a construção do conhecimento histórico, levamos o romance de Vieira Júnior para a sala de aula com o intuito de explorá-lo no processo de ensino e aprendizagem histórico, acreditando que a linguagem ficcional da literatura é uma ferramenta potente para estimular o envolvimento dos estudantes tanto com algumas ideias substantivas, quanto com as ideias de segunda ordem da disciplina de História. Torto arado possui um conteúdo baseado em fatos históricos e traz uma representação do conhecimento histórico como fator essencial para a construção de identidades e para o engajamento de determinados grupos sociais na luta por direitos. Ao levá-lo para a sala de aula fizemos uso de um produto da cultura histórica – nesse caso uma cultura que se manifesta a partir de uma consciência histórica crítica aos modelos tradicionais da historiografia, que privilegiavam determinadas centralidades em detrimento de outras – para viabilizar a aprendizagem histórica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTorto arado; aprendizagem histórica; cultura histórica; relações étnico- raciais; Didática da História; Educação Histórica.pt_BR
Título: dc.title"O romance Torto arado na sala de aula: aprendizagem histórica e relações étnico-raciais"pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaberes Históricos no Espaço Escolarpt_BR
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