Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Alex | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-01T12:22:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-01T12:22:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Alex | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870252 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as potencialidades do romance Torto arado (2019), de Itamar Vieira Júnior, para o processo de aprendizagem histórica, compreendendo a obra literária como produto de uma cultura histórica. A pesquisa é fruto da investigação desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Ensino de história (ProfHistória), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Sustenta-se teoricamente nos estudos da Didática da História e da Educação Histórica, defendidas por teóricos como Jörn Rüsen e Maria Auxiliadora Schmidt. A obra literária em destaque é analisada em suas diversas dimensões, seja no aspecto científico, visto que ganhou substância a partir das experiências profissional e acadêmica do escritor; seja na perspectiva política do autor quanto à relação com a história e as relações étnico-raciais, observada em entrevistas e pronunciamentos; e, por fim, o sucesso editorial do romance e a sua repercussão entre as mais diversas linguagens artísticas, mídias de comunicação e discussões acadêmicas. Tomando essa complexidade na construção do romance e, principalmente os temas abordados em seu enredo, buscamos, com base na análise de conteúdo de atividades aplicadas com estudantes do 1o Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Democrático de Ibicoara-Ba, explorar o alcance da narrativa ficcional como dispositivo de mobilização e engajamento dos estudantes na discussão da história do negro na formação histórico-social do Brasil. Torto arado é um fenômeno editorial porque, além de ter sido construído com uma linguagem bem elaborada e ter se baseado em uma realidade histórica e social palpável, também trata de assuntos que a sociedade contemporânea tem cada vez mais ansiado por ver postos nos mais diversos espaços de expressão. Além das questões de gênero, o tema que mais se destaca é o das relações étnico-raciais na formação do nosso território. Tentando trazer isso para a construção do conhecimento histórico, levamos o romance de Vieira Júnior para a sala de aula com o intuito de explorá-lo no processo de ensino e aprendizagem histórico, acreditando que a linguagem ficcional da literatura é uma ferramenta potente para estimular o envolvimento dos estudantes tanto com algumas ideias substantivas, quanto com as ideias de segunda ordem da disciplina de História. Torto arado possui um conteúdo baseado em fatos históricos e traz uma representação do conhecimento histórico como fator essencial para a construção de identidades e para o engajamento de determinados grupos sociais na luta por direitos. Ao levá-lo para a sala de aula fizemos uso de um produto da cultura histórica – nesse caso uma cultura que se manifesta a partir de uma consciência histórica crítica aos modelos tradicionais da historiografia, que privilegiavam determinadas centralidades em detrimento de outras – para viabilizar a aprendizagem histórica. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Torto arado; aprendizagem histórica; cultura histórica; relações étnico- raciais; Didática da História; Educação Histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | "O romance Torto arado na sala de aula: aprendizagem histórica e relações étnico-raciais" | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saberes Históricos no Espaço Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons