Currículo, avaliação e ensino de história: diálogos a partir do vestibular da UERJ

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcanti, Luiz Antonio Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-30T23:20:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-30T23:20:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherCurrículo, avaliação e ensino de história: diálogos a partir do vestibular da UERJpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870251-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar os impactos que o vestibular independente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aplicado a partir do ano 2000, efetua na interpretação das prescrições curriculares oficiais e na prática docente dos professores de História do Ensino Médio. Para tal, foram avaliados autores do campo de ensino de História e entrevistados docentes de História utilizando a metodologia da História Oral, como estratégia de compreensão da percepção que tais professores teriam sobre os exames, o entendimento da proposta de avaliação ali presente e sobre as possíveis mudanças curriculares e metodológicas que o exame tenha ou não promovido no exercício de sua docência. Dialogamos com a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen J. Ball com o foco no ciclo da prática, que considera que a aplicação das orientações curriculares depende sempre da agência de diferentes sujeitos de uma comunidade disciplinar que as ressignificam para a orientação do trabalho pedagógico. Através de uma proposta de aula-oficina de elaboração de itens com base no modelo adotado pela UERJ, calcada nas ideias de Izabel Barca, intencionamos colaborar com professores e professoras de História que desejem repensar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação, maximizando a importância de construir suas próprias questões com a parceria de seus estudantes, em prol de uma educação mais democrática, onde os educandos assumem o protagonismo e transformam os processos avaliativos em meios, e não fins, da aprendizagem histórica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.519 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes históricos no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectVestibular da UERJpt_BR
Título: dc.titleCurrículo, avaliação e ensino de história: diálogos a partir do vestibular da UERJpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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