Química do Morango: mini-sequências didáticas com abordagem CTSA no ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNICENTROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIgnachewski, Franciely-
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Elisa Aguayo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-30T19:11:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-30T19:11:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
identificador: dc.identifier.otherFranciely_ignachewski_produto_educacional_quimicadomorangopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870248-
Resumo: dc.description.abstractEste material é um produto educacional que foi desenvolvido como parte da dissertação de mestrado intitulada "Química do Morango: Potencialidades de Mini-Sequências Didáticas com Abordagem CTSA no Ensino de Química", vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste- PPGEN – UNICENTRO. O intuito é apoiar os professores no ensino de química, oferecendo uma proposta acessível, contextualizada e conectada na abordagem CTSA e, também, na experimentação. Apresenta-se como uma Sequência Didática, que se inicia com uma problematização emergente de um contexto real: agricultores familiares que receberam mudas de morango para aumentar sua renda, mas precisam de orientação em relação ao cultivo e ao uso dos frutos de maneira sustentável, com recursos acessíveis. A partir desse cenário, o material propõe uma série de atividades práticas, que buscam responder questões como: "Como preparar o solo?", "Como produzir novas mudas?" e "Quais outros produtos podem ser gerados a partir dos morangos?". As experimentações abordam diversos temas da química, como o pH do solo, osmose, processos químicos envolvidos na quebra da dormência das sementes e até a produção de produtos derivados, como sachês aromáticos. O formato modular, em mini-sequências, permite que os professores utilizem as atividades de forma independente, sem a necessidade de aplicar a sequência didática completa. Essa flexibilidade oferece uma ferramenta pedagógica que pode ser facilmente integrada ao currículo, promovendo o pensamento crítico e o engajamento dos alunos, além de tornar o ensino de química mais relevante ao conectar o conteúdo com situações reais e cotidianas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,3 MiB (3.407.894)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMorangopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Título: dc.titleQuímica do Morango: mini-sequências didáticas com abordagem CTSA no ensino de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGENpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons