Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tomazeli, Jeferson Casale | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-30T13:08:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-30T13:08:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | O monitor: a formação inicial e o PPEP um batepapo sobre o trabalho docente na Pedagogia da Alternância. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870241 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho constitui-se de uma pesquisa de Mestrado, vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possui como objeto de pesquisa a Formação Inicial de Monitores da Pedagogia da Alternância no MEPES – Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. A pesquisa buscou compreender os caminhos percorridos pelos profissionais da educação que atuam nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) durante seu processo formativo de preparação para o trabalho com a Pedagogia da Alternância, após o qual são denominados Monitores. Como fio condutor dessa formação, o Monitor deve produzir e aplicar o PPEP – Projeto de Pesquisa e Experimentação Pedagógica. Trata-se de uma Mediação Pedagógica que interage com a realidade pesquisada, com o ator da pesquisa, intrinsecamente ligado à realidade da EFA. Como objetivos específicos, este trabalho buscou compreender a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância, visando entender a importância da Formação Inicial para a formação de um profissional diferenciado, comprometido com os ideais da Pedagogia da Alternância; entender cada etapa do percurso formativo oferecido pelo MEPES e apontar possibilidades de melhorias ou alternativas ao que vem sendo historicamente produzido, sobretudo acerca da sistematização e da produção escrita e aplicação do PPEP pelos Monitores. Para isso, trouxemos em nosso referencial teórico pensadores que versam sobre a Pedagogia da Alternância e a Educação do Campo, como Gimonet, Nosella e Jesus, aproximando-os do diálogo com teóricos que, de forma direta ou indireta, nos ajudam a compreender o fenômeno da Educação do Campo sob uma ótica libertadora, como Freire, Gramsci e Marx. Utilizamos, como recurso metodológico, alguns pressupostos da pesquisa participante de Brandão e da Análise por Triangulação de Métodos, conforme Minayo, a fim de compreender os dados levantados por meio do questionário direcionado aos Monitores que atuam na EFA em que a pesquisa se desenvolveu, bem como os dados coletados durante pesquisa bibliográfica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 86,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da Alternância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PPEP | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Monitores | pt_BR |
Título: dc.title | O monitor: a formação inicial e o PPEP um batepapo sobre o trabalho docente na Pedagogia da Alternância. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_O_Monitor_A_Formação_Inicial.pdf | 88,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870241/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_O_Monitor_A_Formação_Inicial.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons