Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gagulich, Françoares Cecilia Inácio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-30T12:38:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-30T12:38:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação infantil em tempo integral: construindo um programa de formação continuada | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870239 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo investigou o desenvolvimento e a implementação de um curso de formação continuada para professores da educação infantil em tempo integral no município de Serra, ES. A pesquisa buscou responder à necessidade emergente de uma formação contextualizada que contemplasse as peculiaridades e desafios dessa modalidade educacional. O objetivo central foi elaborar e apresentar um programa de formação continuada que atendesse às demandas e desafios dos professores, considerando a escassez de momentos formativos adequados e a falta de informações detalhadas sobre essa modalidade educacional. Utilizando uma abordagem metodológica de aproximação da pesquisa-ação, o estudo enfatizou a importância da reflexão crítica no processo de formação docente. A adaptação do programa de formação foi destacada como fundamental para atender às realidades individuais e coletivas dos professores, promovendo um desenvolvimento profissional mais significativo. As conclusões reforçaram a importância de abordagens formativas crítico-reflexivas no campo da formação docente, sugerindo que tais metodologias poderiam ser um caminho possível para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional dos educadores. Este estudo contribui para o campo da formação docente, oferecendo análises relevantes sobre o desenvolvimento e a implementação de um curso de formação continuada que respondesse às demandas específicas da educação infantil em tempo integral. Alinhando-se com a literatura contemporânea em educação e destacando a reflexão crítica como componente central, a pesquisa fornece uma base para futuros estudos na formação docente. Este trabalho culminou na apresentação de um material educativo, delineando propostas para a formação continuada de professores da educação infantil em tempo integral no município de Serra, ES, baseado em resultados práticos e teóricos em formato de e-book como Produto Educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo Integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexão Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração | pt_BR |
Título: dc.title | Educação infantil em tempo integral: construindo um programa de formação continuada | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação_Infantil_Em_Tempo_Integral.pdf | 9,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870239/2/Educação_Infantil_Em_Tempo_Integral.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons