
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Renata Cunha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-30T13:36:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-30T13:36:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PATENTE - ÓRTESE BIOMECÂNICA IMPRESSA EM 3D PARA PACIENTES PÓS CIRURGIA REPARADORA DO PLEXO BRAQUIAL COM COMPROMETIMENTO DE FLEXÃO DE COTOVELO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870230 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nas grandes cidades a lesão traumática do plexo braquial está relacionada com acidente de motocicleta. O manejo terapêutico das lesões e reconstrução do plexo braquial é complexo e envolve amplitude de movimento ativa, treino de força muscular e uso de órtese. A tecnologia de impressão 3D é uma aplicação em rápido crescimento que vem sendo utilizada para a confecção de órtese. No entanto, não há estudos sobre a aplicação da impressão 3D para confecção de órtese personalizada e personalizável com assistência dinâmica para cotovelo. Este estudo tem como objetivo confeccionar e validar uma órtese biomecânica impressa em 3D para cotovelo com características personalizada e personalizável. Método: A construção tridimensional da órtese foi desenvolvida a partir da utilização do aplicativo de desenho digital denominado Computer Aided Design (CAD). Nele foi feita a modelagem do braço, antebraço e hastes de fixação lateral para criação da articulação braço-antebraço. A órtese foi avaliada por 17 profissionais com expertise em reabilitação física que avaliaram as principais características da órtese e os benefícios da órtese para o paciente. Resultado: A órtese dinâmica impressa em 3D para pacientes que foram submetidos a cirurgia reparadora de plexo braquial apresenta características personalizada e personalizável. As características físicas da órtese obtiveram a pontuação de 95,3% e os benefícios para o paciente foi de 93,5%, alcançando a pontuação geral de 94,4%, sendo considerada validada com esse valor. Conclusão: Este estudo é o primeiro a propor uma órtese personalizada e personalizável com caráter dinâmico totalmente impressa em 3D para pacientes que foram submetidos a cirurgia reparadora de plexo braquial, e na visão dos especialistas, a órtese foi considerada como mais uma promissora tecnologia de saúde para auxiliar no processo de reabilitação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.501 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | KB | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
| Título: dc.title | ÓRTESE BIOMECÂNICA IMPRESSA EM 3D PARA PACIENTES PÓS CIRURGIA REPARADORA DO PLEXO BRAQUIAL COM COMPROMETIMENTO DE FLEXÃO DE COTOVELO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico do PPG Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| produto ortese inpi.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870230/2/produto ortese inpi.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons