Malba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândia-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Leonardo Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Coppe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-29T19:41:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-29T19:41:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Leonardo Silva Costa-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870223-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional tem como objetivo contribuir para a contextualização da Matemática e da História da Educação Matemática no processo de ensino e de aprendizagem dessa ciência a partir de propostas didático-pedagógicas inspiradas pelo discurso do professor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan na revista Al-Karismi (1946-1951). Ele foi produzido e analisado na dissertação "Malba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental", defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sob orientação da profa. Cristiane Coppe. Na pesquisa, foi realizado um estudo da fonte e um diálogo com as possibilidades didáticas para a prática docente em matemática na Educação Básica, envolvendo a História da Educação Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar, e se utilizando dos instrumentos Fichas de trabalho e Relatório-Avaliação com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG. O estudo apontou que os estudantes se envolveram mais com a prática do professor, relacionando alguns termos do discurso tahaniano aos conhecimentos construídos em sala de aula. Acredita-se que a proposta colaborou com a construção de um ambiente de investigação propício para o pensar matemático, suas relações com o contexto sociocultural dos estudantes e na utilização da História como recurso que orientou e fomentou a compreensão de conteúdos disciplinares, tangenciando temas interdisciplinares, legitimando a voz dos estudantes como sujeitos nesse processo de ensino e aprendizagem e tornando a matemática divertida, curiosa e prazerosa, bem ao estilo malbatahanico.-
Tamanho: dc.format.extent734 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjecteducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectcontextualização da Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMalba Tahan-
Palavras-chave: dc.subjectrevista Al-Karismi-
Título: dc.titleMalba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons