Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Leonardo Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Cristiane Coppe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-29T19:41:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-29T19:41:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Leonardo Silva Costa | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870223 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional tem como objetivo contribuir para a contextualização da Matemática e da História da Educação Matemática no processo de ensino e de aprendizagem dessa ciência a partir de propostas didático-pedagógicas inspiradas pelo discurso do professor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan na revista Al-Karismi (1946-1951). Ele foi produzido e analisado na dissertação "Malba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental", defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sob orientação da profa. Cristiane Coppe. Na pesquisa, foi realizado um estudo da fonte e um diálogo com as possibilidades didáticas para a prática docente em matemática na Educação Básica, envolvendo a História da Educação Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar, e se utilizando dos instrumentos Fichas de trabalho e Relatório-Avaliação com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG. O estudo apontou que os estudantes se envolveram mais com a prática do professor, relacionando alguns termos do discurso tahaniano aos conhecimentos construídos em sala de aula. Acredita-se que a proposta colaborou com a construção de um ambiente de investigação propício para o pensar matemático, suas relações com o contexto sociocultural dos estudantes e na utilização da História como recurso que orientou e fomentou a compreensão de conteúdos disciplinares, tangenciando temas interdisciplinares, legitimando a voz dos estudantes como sujeitos nesse processo de ensino e aprendizagem e tornando a matemática divertida, curiosa e prazerosa, bem ao estilo malbatahanico. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 734 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | contextualização da Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Malba Tahan | - |
Palavras-chave: dc.subject | revista Al-Karismi | - |
Título: dc.title | Malba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Leonardo Silva Costa.pdf | Produto Educacional - Leonardo Silva Costa | 733,41 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870223/2/Produto Educacional - Leonardo Silva Costa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons