Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Forma Educacional Editora | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Roberto da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Flávia Emília Cavalcante Valença | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-28T15:55:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-28T15:55:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Professor é arretado, de bom! | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870219 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como produto técnico-tecnológico fora construído um de cordel baseado em informações científicas da literatura articulado com a estrutura literária poética que relacionou o transtorno psíquico estresse com os desafios do exercício da docência na educação básica, mais especificamente, nos anos iniciais do ensino fundamental. Propõem-se que o cordel construído e publicado seja ofertado em formato digital, com possibilidade de impressão de certa quantidade de exemplares como ação informativa para o público docente. No que concerne as estrofes do cordel, estas foram construídas em sextilhas que abordaram as emoções, sentimentos, sintomas, percepções e sensações por meio de uma escrita poética, construída com base no cenário educacional que circunda as professoras e professores que atuam na educação básica. O desenvolvimento deste produto perpassa pela necessidade de criar um artifício acessível que alerte, informe, minimize os riscos e auxilie o professor à percepção da condição da própria saúde mental, bem como a necessidade de autoidentificação de possíveis direcionamentos médico-clínicos os quais necessitam de acesso. Para a construção deste cordel, tomou-se como base os sintomas, sentimentos e percepções identificadas nas proposições do questionário da Escala de Estresse Percebido (PSS) (Cohen; Karmack; Mermelsteinm, 1983). Neste instrumento, foram identificados termos como tristeza, desânimo, irritação, fracasso, incapacidade, medo, dormência, palpitação, sudorese, nervosismo, confiança, autocontrole, punição, inferiorização, dentre outras palavras que serviram de base para construção das temáticas do cordel. Além do PSS, foi utilizado um artigo científico informativo presente na página eletrônica da BVS (https://bvsms.saude.gov.br/estresse/) sobre o estresse, da revista eletrônica de divulgação científica em neurociência ‘Cérebro e Mente’ da Universidade Estadual de Campinas. E também, foram utilizados os conceitos presentes nos níveis de necessidades motivacionais de Abraham Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow (Fraga; Pereira, 2017). O cordel foi estruturado a partir de duas macro categorias semânticas: informativo-descritivo e motivacional. Na etapa em que concerne o informativo-descritivo foram abordadas informações científicas de identificação, percepção e condições agravantes da saúde mental, mediante ao estresse gerado, com informações do artigo científico-informativo, bem como, através informações retiradas do questionário de estresse percebido. Já nas partes motivacionais foram abordadas temáticas presentes nos 5 níveis hierárquicos da pirâmide de Maslow (Fernades; Pereira, 2017) dialogada a partir de uma narrativa que aborde as qualidades da docência, palavras motivadoras direcionadas aos docentes e que tragam ânimo aos professores no trabalho realizado por eles. Para ilustração do cordel foram utilizadas imagens de livre domínio público presentes na plataforma Canva que se aproximem do texto literário em questão. O livreto foi publicado pela editora Grupo Multiatual em formato digital com possibilidade de tiragens impressas de alguns exemplares quanto à necessidade da difusão do produto. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1009 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cordel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade da saúde mental dos professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Professor é arretado, de bom! | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Professor é arretado, de bom!.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870219/4/Professor é arretado, de bom!.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons